Colorindo invisibilidades: um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola
Resumo
A presente dissertação refere-se a um estudo de caso, que visa salientar práticas de resistência negra na sala de aula, trazendo a trajetória de uma educadora. Neste contexto, não somente denunciando a existência na sociedade brasileira de racismo, preconceito e discriminação étnico racial, mas também anunciando e impulsionando reflexões, ações que venham propiciar à erradicação destes, através das práticas realizadas na escola e do contágio aos pares. Trazendo o educador Paulo Freire como principal aporte teórico, o qual permeia todo o trabalho, com termos utilizados, como com o compartilhamento de ideais. E ao descrever a experiência desta educadora, a qual valoriza a presença negra atualmente na escola, apontando práticas inovadoras, analisando a escola a partir de outra perspectiva: do negro na construção da história brasileira. O presente estudo perpassa o contexto histórico das leis estabelecidas pelo Estado brasileiro para uma “inclusão” da referida etnia na educação e na sociedade até o advento da Lei 10.639/03, valorizando a cultura afro-brasileira. Foram pensadas aqui as Ações Afirmativas como políticas públicas de reparação e as práticas de resistência como ações afirmativas não institucionalizadas legalmente, porém que influenciam as instituições como: família e escola, as quais são capazes de reverter lógicas introjetadas no imaginário social e criar alternativas para superação dos preconceitos.
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