Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAmaral, Giana Lange do
dc.creatorCaldeira, Jeane dos Santos
dc.date.accessioned2016-04-11T15:07:16Z
dc.date.available2016-04-11T15:07:16Z
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationCALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa- institucional. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2809
dc.description.abstractThis dissertation consists in a historical research of History of Education, specifically the History of Educational Institutions. The research aims to analyze historical aspects of São Benedito Orphan Asylum, São Benedito Institut currently, founded in the early twentieth century in the city of Pelotas / RS to harbor black girls. The temporal delimitation of this study correspond to the first decades of the twentieth century, having as the starting point the foundation of the institution in 1901. In order to analyze the educational and institutional trajectory of the asylum, we attempted to make some notes about the institutionalization of an underprivileged childhood in Brazil, contextualize the city of Pelotas from the nineteenth century, and the situation of the black community in this city after the abolition of slavery. With the backing of the New History is that resorted to historiographical practice of the micro-history and to the referential of the History view from below for analyzing the documentary corpus, constituted of written documents, oral narratives of the educational actors and some photographs relating to the Orphan Asylum São Benedito. The function performed by the asylum was underlying in the lives of those underprivileged girls, because for many years, the work assumed at the same time the role of family, school, church, and sectors of society that had an interest in maintaining this institution The primary instruction, religious and moral education offered to those girls, helped make them good mothers, good wives and suitable for domestic work. From this bias is that we sought to investigate aspects of the São Benedito Orphan Asylum: the place of orphans in the society, characteristics of institutionalized education, the stereotype of the women formed in the Orphan Asylum and the relationship of the Pelotense's society with the institution.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectAsilo de órfãspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória das instituições educativaspt_BR
dc.subjectIgreja Católica e educaçãopt_BR
dc.subjectCongregação do Imaculado Coração de Mariapt_BR
dc.subjectNegros em Pelotas.pt_BR
dc.subjectOrphan Asylumpt_BR
dc.subjectHistory of educational institutionspt_BR
dc.subjectCatholic church and educationpt_BR
dc.subjectCongregation of the Immaculate Heart of Marypt_BR
dc.titleO Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249813E0pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703406D6pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em uma pesquisa histórica no âmbito da História da Educação, mais precisamente na História das Instituições Educativas. A pesquisa tem como objetivo analisar aspectos históricos do Asilo de Órfãs São Benedito, atual Instituto São Benedito, fundado no início do século XX na cidade de Pelotas/RS para abrigar meninas negras. A delimitação temporal deste estudo corresponde as primeiras décadas do século XX, tendo como ponto de partida a fundação da instituição em 1901. Para poder analisar a trajetória educativo-institucional do asilo, buscou-se fazer alguns apontamentos sobre a institucionalização da infância desvalida no Brasil, contextualizar a cidade de Pelotas a partir do século XIX e a situação da comunidade negra dessa cidade depois da Abolição da Escravatura. Com o respaldo da Nova História é que se recorreu à prática historiográfica da micro-história e aos referenciais da História Vista de Baixo para a análise do corpus documental, constituído por documentos escritos, narrativas orais dos atores educativos e algumas fotografias referentes ao Asilo de Órfãs São Benedito. A função desempenhada pelo asilo foi fundamental na vida das meninas carentes, pois durante muitos anos, a obra assumiu ao mesmo tempo o papel da família, da escola, da Igreja e de setores da sociedade que tinham interesse na manutenção dessa instituição A instrução primária, moral e religiosa ofertada às meninas, contribuiu para torná-las boas mães, boas esposas e aptas para o trabalho doméstico. A partir deste viés é que se buscou investigar aspectos do Asilo de Órfãs São Benedito: o lugar da órfã na sociedade, características da educação institucionalizada, o estereótipo de mulher formada no Asilo de Órfãs e a relação da sociedade pelotense com a instituição.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem