Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5866
metadata.dc.type: conferenceObject
Title: Constelações de imagens e símbolos presentes nas capas de cadernos: uma Cultura da Infância?.
metadata.dc.creator: Bordin, Francine Borges
Peres, Lúcia Maria Vaz
Abstract: A presente pesquisa tem como foco temático o estudo de capas de cadernos das crianças da educação infantil até a terceira série/ano da mesorregião Sudeste do Rio Grande do Sul, a partir da década de 1950 até a década de 2000. Os cadernos pesquisados fazem parte do acervo de cadernos do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES – coordenado pela Prof.ª Dr.ª Eliane Peres. Porém, a pesquisa que aqui se apresenta está inserida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória – GEPIEM – coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Vaz Peres, com o intuito de visibilizar os símbolos presentes em 306 capas de cadernos. Desse modo, mesmo o HISALES sendo um grupo de cunho historiográfico, esta pesquisa não se guiará por essa perspectiva, mas sim pela perspectiva anunciada, ancorada em teóricos que trabalham com a Antropologia do Imaginário, tendo como referência os estudos do antropólogo francês Gilbert Durand.
Keywords: Educação infantil
Capas de cadernos
Aprendizagem
Alfabetização
Escrita
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Citation: BORDIN, F.B., PERES, L.M.V.. Constelações de imagens e símbolos presentes nas capas de cadernos: uma Cultura da Infância?. ENPOS, 19, 2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CH_00202.pdf. Acesso em 12/06/2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5866
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONSTELACOES_DE_IMAGENS_E_SIMBOLOS_PRESENTES_NAS_CAPAS_DE_CADERNOS.pdf431,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons