Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5872
metadata.dc.type: conferenceObject
Title: O Terno de Santos no Povo Novo (Rio Grande-RS): aproximações com os campos do imaginário e a educação.
metadata.dc.creator: Borges, Alexandre da Silva
Peres, Lúcia Maria Vaz
Abstract: O presente trabalho tem por intuito apresentar uma prática festiva e religiosa, denominada Terno de Santos, a princípio sob seus aspectos patrimoniais, em seguida, adentrando no campo do Imaginário e da Educação. Tal discussão se faz necessária, dado meu ingresso no Programa de Pós Graduação em Educação e a nova abordagem teórica ao caso estudado. Tal acerto se justifica na medida em que, na graduação, tratei por caracterizar o Terno de Santos como um patrimônio imaterial da localidade de Povo Novo, patrimônio este com suas peculiaridades e, contemporaneamente, vulnerável; por agora, a nova luneta teórica, que visa as concepções do campo do Imaginário, dá margem para novos horizontes que, de forma complementar, se imbrica com as discussões e análises até então apontadas, já que lidar com a memória deste grupo é, também, dar voz à sua imaginação, está com matiz amplificadora de significados, reduto das mais puras sensações humanas.
Keywords: Imaginário
Prática festiva e religiosa
"Terno de Santos"
Patrimônio imaterial
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Citation: BORGES, A.S., PERES, L.M.V., O Terno de Santos no Povo Novo (Rio Grande-RS): aproximações com os campos do imaginário e a educação. In: ENPOS, 17, 2015, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2015/CH_04760.pdf. Acesso em 12/06/2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5872
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_Terno_de_Santos_no_Povo_Novo.pdf308,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons