• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial - PPGCTAgro
  • PPGCTAgro: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial - PPGCTAgro
  • PPGCTAgro: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Inibidores de proteases na qualidade do gel de surimi de sub-produtos do processamento de pescada-foguete (Macrodon ancylodon)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
dissertacao_claudio_rafael_kuhn.pdf (827.3Kb)
Data
2003-02
Autor
Kuhn, Claudio Rafael
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A qualidade do gel de surimi depende da integridade da estrutura da proteína miofibrilar. A estrutura protéica pode sofrer ação de proteases neutras e termoestáveis, durante o tratamento térmico, causando o enfraquecimento do gel. O objetivo do trabalho foi controlar essa desnaturação, adicionando inibidores de proteases BSA e clara de ovo, sob diferentes condições de processamento, em géis de surimi de pescada-foguete (Macrodon ancylodon). Através de análises de força de gel envolvendo firmeza, compressão e coesividade, obtidos instrumentalmente e do índice de fragmentação miofibrilar (IFM) e da eletroforese SDS-PAGE, avalia-se a atuação dos inibidores nos diferentes tratamentos: 5 formulações, incluindo o uso de sais (NaCl, NH Cl) e 3 condições de aquecimento para formar o gel kamaboko. Resultados indicam que todos os géis contendo inibidores apresentam força de gel significativamente maior (P<0,05) que o controle. Pela maior intensidade da banda protéica na eletroforese SDS-PAGE nos géis estudados com umidade entre 72 e 74%, baixo IFM (<21) e concentração salina de 2,7%, demonstra-se que o inibidor BSA foi melhor do que a clara de ovo. Não se observou uma atividade proteolítica acentuada no gel de surimi controle (sem inibidor). No entanto, pode-se constatar pela intensidade da banda da miosina na eletroforese, quando se utiliza o inibidor, principalmente o BSA, uma ação protetora dos mesmos sobre a estrutura protéica, aumentando a força de gel.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15399
Collections
  • PPGCTAgro: Dissertações e Teses [79]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV