Aplicação de métodos sensoriais rápidos e de neurociência para capturar consumer insights
Resumo
Existem diversos métodos de análise sensorial de extrema importância para
indústria de alimentos, que visam identificar a percepção dos consumidores.
Estudos neste sentido vem ganhando espaço e pesquisadores propuseram
metodologias mais rápidas e de fácil aplicação, entre elas estão as emergentes,
como: Check All That Apply (CATA), Dominância Temporal das Sensações
(TDS), Associação de Palavras e nos últimos tempos o teste de Associação
Implícita (TAI) também está sendo utilizado para avaliar as características
preferidas dos consumidores, assim como o teste Eye tracking. Pensando nisto,
objetivou-se analisar a aplicação de metodologias sensoriais emergentes e de
neurociência sobre a percepção dos consumidores, com a intenção de
proporcionar a eficiência e a praticidade dos métodos. Os métodos de
Associação de Palavras, CATA, TDS, TAI e Eye tracking foram aplicados em um
alimento de conhecimento comum aos consumidores, como o chocolate
cobertura fracionada. O método de associação de Palavras apresentou como
classe de palavras com maior frequência de citações a classe
“sentimento/sensação”, e a palavra com maior frequência de resultados foi
“doce”, o teste CATA apresentou o atributo “cremoso” nos dois estudos em que
foi realizado, já no TDS os atributos dominantes foram “derrete na boca”,
“gorduroso”, “adocicado” e “arenoso”. No método de Associação Implícita
nenhum atributo foi percebido pelos consumidores, e no Eye tracking a “cor
escura”, “brilhoso”, “cremoso”, “gorduroso”, “doce ideal/equilibrado” e “feliz”. Os
métodos de neurociência mostraram ser complementares aos métodos
emergentes e eficientes para capturar as percepções e insights importantes
observados pelos consumidores.