Browsing by Advisor "Zamperetti, Maristani Polidori"
Mostrando ítems 1-15 de 15
-
Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes
(2018-02-22)O avanço tecnológico tem possibilitado a disseminação do uso dos smartphones (celulares inteligentes) ao redor do mundo, entre crianças, jovens e adultos. No espaço escolar , essa tecnologia está indo para além da ... -
Contribuições da produção de vídeos didáticos de trigonometria para a formação de professores de matemática
(2023-06-29)A presente pesquisa-ensino objetiva identificar as contribuições para a formação de professores de matemática ao se adotar a produção de vídeos didáticos com estudantes de licenciatura. Os dados foram produzidos a partir ... -
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online.
(2019-10-25)Este trabalho busca, nas técnicas e processos inerentes ao processo criativo publicitário, contribuições aplicáveis na roteirização e planejamento de videoaulas para educação a distância online, a partir da premissa/tese ... -
Direitos humanos decoloniais e cultura visual: práticas pedagógicas em artes visuais
(2023-07-19)Ao observar o fenômeno da cultura visual, é perceptível que os direitos humanos (DH) estão presentes em suas visualidades, produzindo pedagogias culturais. No século XXI, foram criadas políticas públicas para desenvolver ... -
O ensino de artes visuais na escola: desafios e ideais docentes.
(2019-02-28)A presente dissertação tem sua origem na necessidade de reflexão sobre alguns aspectos da docência em Arte na escola. O problema de pesquisa se configura “Como os professores de Artes lidam com a problemática da profissão ... -
Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte.
(2019-07-12)A presente dissertação surge da necessidade de abordar a importância da arte dentro do cotidiano da Educação Infantil. Compreendendo seu papel na formação estética das crianças, espera-se responder a questão: Que espaços ... -
O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio.
(2017-02-07)O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial que os sites de rede social possuem, no caso, os grupos do Facebook, como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho ... -
Patriarcado, cultura visual e formação docente: reflexões e narrativas de professoras de Artes Visuais.
(2020-05-15)Os questionamentos sobre as mudanças no Ensino de Artes Visuais e as imagens que constituem esse campo, impulsionaram os interesses iniciais da presente pesquisa sobre a formação docente de professoras dessa área. Tal ... -
Práticas tridimensionais como foco de interesse: propiciando a aprendizagem de geometria por meio de atividades artísticas
(2022-08-26)Essa tese tem como tema o interesse despertado pela Geometria em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da EMEF Recanto da Lagoa (localizada no município de Viamão, RS), por meio da utilização de atividades artísticas ... -
Produção de vídeo estudantil e formação docente: desafios e potencialidades sob a ótica de professores/as da educação básica
(2023-08-23)O avanço tecnológico contribuiu para que o/a indivíduo/a saísse do status de espectador/a e se tornasse um/a produtor/a de vídeos, movimento que também atingiu a escola. Porém, percebe-se que os cursos de licenciatura ... -
Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
(2020-08-28)Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: ... -
As redes “socioíntero-comunicacionais” no ensino remoto emergencial: uma netnografia sobre as redes sociais na educação durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil
(2022-06-22)A presente pesquisa objetivou investigar quais as formas, motivações e impactos desencadeados pelo uso das redes sociais e aplicativos digitais no Ensino Remoto Emergencial brasileiro. Dentre as discussões teóricas está o ... -
O uso educacional de smartphones no Ensino Remoto Emergencial na pandemia da Covid-19: possibilidades e limitações em percepções e vivências de professores/as de Matemática da Rede Estadual de Educação Básica do RS
(2024-01-30)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender e discutir as possibilidades e limitações do uso educacional dos smartphones nas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o Ensino Remoto Emergencial implementado ... -
Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticos
(2024-12-16)O presente trabalho foi construído a partir da interrogação: quais sentidos de docência aparecem nas visualidades da formação experiencial com o PIBID Artes Visuais da FURG? Desenvolveu-se enquanto uma pesquisa de inspiração ... -
Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais
(2021-01-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir aspectos da visualidade presentes nos discursos de professoras de Artes Visuais, que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Pelotas, identificando ...
