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Solidão e Comunicação em Nietzsche: uma tensão na obra "Assim Falava Zaratustra"
| dc.creator | Leidens, Francisco Rafael | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:17:40Z | |
| dc.date.available | 2012-04-25 | pt_BR |
| dc.date.available | 2014-08-20T13:17:40Z | |
| dc.date.issued | 2011-07-21 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | LEIDENS, Francisco Rafael. Solidão e Comunicação em Nietzsche: uma tensão na obra "Assim Falava Zaratustra". 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | por |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1028 | |
| dc.description.abstract | This work intends, above all, to highlight a fundamental problem in Thus spoke Zarathustra, namely: there is a tension between loneliness and communication that ultimately determines the course of this book claims regarding affirmative intention of Nietzsche. At the same time as the radical solitude enables unique experiences, the communication becomes impaired, since it is based on a predetermined language for moral values (gregarious), does not represent, then, what is unique and not transferable. The result is a problematic book, in relation to their address ("a book for everyone and anyone") and in relation to its internal development (Zarathustra's disappointment when you want to communicate, initially to people, at the "Prologue", to his disciples, and finally, to the superior men). What Zarathustra wants to communicate, initially, and intensely in books I and II, is the superman, which proves to be a means to support the eternal return. Without this support the realization (that ultimately ends up consisting of, in addition, a way of understanding "affirmatively" the cyclical nature of the world), the eternal return can not be communicated and remains, according to the hypothesis defended, a solitary and silent thought. We assume, finally, in this work, the extemporaneity of Thus spoke Zarathustra; waiting for an appropriate hearing and those who have an experience similar to Nietzsche/Zarathustra | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
| dc.rights | OpenAccess | por |
| dc.subject | Solidão | por |
| dc.subject | Comunicação | por |
| dc.subject | Além-do-homem | por |
| dc.subject | Eterno retorno | por |
| dc.subject | Loneliness | eng |
| dc.subject | Communication | eng |
| dc.subject | Superman | eng |
| dc.subject | Eternal return | eng |
| dc.title | Solidão e Comunicação em Nietzsche: uma tensão na obra "Assim Falava Zaratustra" | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| dc.contributor.authorID | por | |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0581903657571070 | por |
| dc.contributor.advisorID | por | |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9512892707756969 | por |
| dc.description.resumo | Este trabalho pretende, sobretudo, evidenciar um problema fundamental em Assim falava Zaratustra, a saber: há uma tensão entre solidão e comunicação que acaba determinando os rumos deste livro quanto às pretensões afirmativas de Nietzsche. Ao mesmo tempo em que a solidão radicalizada viabiliza vivências únicas, a comunicação, por efetivar-se através de uma linguagem predeterminada por valores morais-gregários, torna-se prejudicada justamente pelo caráter singular e intransferível que o isolamento imprime a tais vivências. O resultado disso é um livro problemático tanto em relação ao seu endereçamento ( um livro para todos e para ninguém ) quanto em relação ao seu desenvolvimento interno (a decepção de Zaratustra quando pretende comunicar-se, inicialmente ao povo, logo no Prólogo , aos discípulos, e, já no quarto livro, aos homens superiores). Aquilo que Zaratustra pretende comunicar, em primeiro lugar, e intensamente durante os livros I e II, é o além-do-homem, que se mostra ser um meio para suportar a concepção fundamental da obra, a saber: o eterno retorno do mesmo. Sem a efetivação desse suporte (que por fim acaba consistindo em, além disso, um modo de compreender afirmativamente o caráter cíclico do mundo), o eterno retorno não pode ser comunicado e permanece, segundo a hipótese defendida, um pensamento solitário e silencioso. Termina-se por assumir, neste trabalho, a extemporaneidade de Assim falava Zaratustra; uma espera por ouvidos apropriados e por aqueles que tenham uma vivência semelhante a Nietzsche/Zaratustra | por |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
| dc.publisher.initials | UFPel | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.contributor.advisor1 | Araldi, Clademir Luís | pt_BR |
Ficheros en el ítem
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PPGFIL: Dissertações e Teses [148]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Filosofia

