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    • Adaptação do Shape Coding para o ensino de Língua Portuguesa para surdos do sexto ano do Ensino Fundamental 

      Viana, Joseane Maciel (2019-02-28)
      O presente trabalho se apresenta como uma pesquisa aplicada (LAKATOS, MARCONI, 2003), na busca por inovação das estratégias didáticas a serem utilizadas em sala de aula para alunos surdos além do desenvolvimento de atividades ...
    • O agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionista 

      Lemos, Mayara Espindola (2019-07-16)
      A prática de revisar textos é uma atividade complexa e requer competências e habilidades que ultrapassam os saberes, ou melhor, os domínios gramaticais de uma língua, atribuindo ao/à revisor/a um importante papel na ...
    • O Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da aula de língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólica 

      Rosa, Sabrina Hax Duro (2020-02-12)
      A Lei de Reserva de Vagas ou Lei de Cotas (Lei 12.711) propicia alunos a ingressarem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio das cotas raciais e esses são, muitas vezes, ...
    • Aluno, professor e pibidiano: identidades docentes construídas a partir de posicionamentos interacionais em performances narrativas 

      Sandrini, Míriam Saraiva (2016-06-30)
      Esta dissertação de Mestrado, situada entre os campos teóricos da Linguística Aplicada Interdisciplinar e dos Estudos Culturais em Educação, tem como objetivo analisar de que maneira ex-alunos do Curso de Letras da ...
    • Ana Clara e Anelise: a relação entre literatura, sociedade e melancolia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles e As Parceiras, de Lya Luft 

      Grossi, Juliana Toazza (2015-04-16)
      Este trabalho se estabelece a partir da análise comparada entre as personagens Ana Clara, de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, e Anelise, de As Parceiras, de Lya Luft. Para isso, partimos fundamentalmente das concepções ...
    • Análise de capas da revista Veja: A construção midiática da legitimação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff à luz dos estudos bakhtinianos 

      Correa, Susana Silveira (2018-12-21)
      O presente trabalho visa investigar como um órgão da mídia, a revista Veja, mobilizou recursos para promover o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Vana Rousseff (presidente de 2011 a 2016). O corpus analisado ...
    • Análise do emprego do marcador conversacional né? na fala de Pelotas/RS 

      Palla, Fabiana Fagundes (2015-04-30)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar, através da análise de entrevistas narrativas transcritas, o emprego do marcador conversacional (MC) né? na fala de gaúchos da cidade de Pelotas/RS. O marcador supracitado ...
    • Análise linguística de textos jornalísticos sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff 

      Copello, Calebe Soares (2018-02-26)
      No ano de 2016 o Brasil vivenciou mais um processo de impeachment em sua recente democracia. A partir de tal acontecimento, foi estabelecido o tema do estudo, qual seja, uma análise linguística dos textos produzidos em ...
    • Anna Seghers: do Exílio de si ao Nome próprio 

      Oliveira, Bruno Behling (2017-03-16)
      Esta dissertação pretende, por meio de um estudo do romance Em Trânsito e do conto O Passeio das Meninas Mortas, da escritora alemã Anna Seghers, investigar o totalitarismo e as suas consequências, mais especificamente, o ...
    • “Aos amigos ausentes, amores perdidos e velhos deuses”: considerações sobre o feminino em Sandman de Neil Gaiman 

      Chico, Márcia Tavares (2017-03-31)
      As histórias em quadrinhos vem ganhando maior visibilidade dentro do espaço acadêmico nos últimos anos (GARCÍA, 2012). Dentre os vários elementos analisados, a posição do feminino dentro do meio também ganhou destaque. Por ...
    • Aprendizagem da língua inglesa como segunda língua baseada em tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo 

      Lopes Júnior, Juarez Aloizio (2014-01-31)
      Em 1997, a autora Diane Larsen-Freeman publicou um inquietante artigo chamado “Ciência do Caos / Complexidade e Aquisição de Segunda Língua” (LARSENFREEMAN, 1997). Nesse trabalho, a linguista argumenta que há muitas ...
    • Aprendizagem de inglês como L2 baseada em tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia. 

      Lopes Júnior, Juarez Aloizio (2019-12-18)
      O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de ...
    • Aquisição da escrita das consoantes plosivas : aspectos acústicos e articulatórios 

      Damé, Vergília Spiering (2016-05-30)
      O presente estudo visa à observação de trocas ortográficas nos segmentos plosivos, buscando evidenciar até que ponto imprecisões de ordem fonético/fonológica influenciam em sua ocorrência. A partir dos estudos predominantes ...
    • Aquisição da escrita: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção oral 

      Oliveira, Cristiane dos Santos (2017-08-31)
      O processo de ensino/aprendizagem da ortografia é complexo e envolve, além de aspectos relacionados à fonética e à fonologia, também aqueles relacionados ao sistema ortográfico. Reconhecer as diferenças existentes entre ...
    • Aquisição da vogal [a] espanhola por falantes de português brasileiro 

      Cavalheiro, Bruna Santana Dias (2016-06-06)
      Este trabalho se propõe a investigar o processo de aquisição da vogal [a] da língua espanhola, por falantes de português brasileiro (PB), moradores da cidade de Pelotas – RS. A escolha da vogal [a] para este estudo deve-se ...
    • Aquisição das vogais nasais francesas [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiros: aspectos acústico-articulatórios 

      Correa, Bruna Teixeira (2017-02-23)
      Este trabalho se propõe a investigar a aquisição das vogais nasais [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] da Língua Francesa por aprendizes do curso de licenciatura em Letras Português/Francês da Universidade Federal de Pelotas. Em termos ...
    • Aquisição de encontros consonantais com tap no português brasileiro: análises acústica e articulatória 

      Barbieri, Thais Telles (2019-02-26)
      Este estudo investiga o processo de aquisição de encontros consonantais formados por obstruinte e tap em dados de fala acústicos e articulatórios de uma criança adquirindo o português brasileiro (PB) como língua materna. ...
    • “A arte que liberta não pode vir da mão que escraviza”: escrita resistente e discurso contra-hegemônico em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus 

      Reis, Maria Joilma Ferreira dos (2019-05-24)
      Esta dissertação investiga o livro Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus, a partir dos conceitos de contra literatura, de Mouralis (1982), e contra hegemonia, de Gramsci. Por meio de uma pesquisa qualitativa ...
    • Articulações do duplo em Budapeste e em O Homem Duplicado 

      Vilela, Danieli de Oliveira (2017-11-30)
      A presente dissertação aborda a temática do duplo na literatura, bem como a desestabilização do sujeito pós-moderno. O estudo procura contribuir na expansão da análise do duplo, tema presente em muitas culturas e igualmente ...
    • Atitude, orientação e identidade linguística dos pomeranos residentes na comunidade de Santa Augusta- São Lourenço do Sul-RS- Brasil 

      Mujica, Marina Marchi (2013-05-27)
      A atitude, a orientação e a identidade linguística dos pomeranos residentes na comunidade de Santa Augusta, Rio Grande do Sul, Brasil, são os principais focos desta pesquisa, além de questões relativas à diglossia e ao ...

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