Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Giana Lange dopt_BR
dc.creatorVicente, Magda de Abreu
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:39Z
dc.date.available2012-05-04pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:39Z
dc.date.issued2010-04-15pt_BR
dc.identifier.citationVICENTE, Magda de Abreu. O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1602
dc.description.abstractThis research has been developed in the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Pelotas, in the field of Philosophy and History of Education, and focuses on the education in the city of Pelotas-RS at the beginning of the twentieth century. It analyzes a specific educational institution: the Agricultural Patronate Visconde da Graça. The investigation was developed by means of a socio-historical approach, using documental analysis whose main sources were the institutional annual reports and students‟ registration forms, the local newspaper Diário Popular, the Pelotas Almanac, the Correio do Povo Almanac (of Porto Alegre city, the capital of the state), as well as Brazilian laws and decrees, all referring to the Patronates. This research aims to analyze the genesis, the educational practices and the profile of the Patronate students. The theoretical foundations took into consideration some discourses about agricultural modernization, professional teaching and medicalhygienist policies. The study emphasized the education offered to the poorer population in Brazil. The research findings led us to conclude that the Pelotas Patronate was an institution which gathered students from all the south region of Rio Grande do Sul. It applied severe educational practices which focused on learning for the professional, agricultural and civic work. Thus, many students evaded either in order to make a living for themselves and their families or because they could not adapt to the disciplinary rules. Therefore, it provided precariously the professional education background, although it has been and is still an institution which guarantees boarding school for a wide range of the population in the south region of Rio Grande do Suleng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEnsino agrícola, patronato, órfãospor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjectPatronateeng
dc.subjectOrphanseng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.titleO Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativaspor
dc.title.alternativeThe Agricultural Patronage Viscount of Grace in Pelotas/RS (1923-1934): genesis and educational practiceseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1043534119083767por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.contributor.referees1Tambara, Elomar Antonio Callegaropt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731658342862947por
dc.contributor.referees2Pino, Mauro Augusto Burkert Delpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569por
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História da Educação, tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no início do século XX, analisando, especificamente, uma instituição escolar: o Patronato Agrícola Visconde da Graça. A investigação foi realizada por meio de uma abordagem sócio-histórica, utilizando a análise documental, cujas principais fontes foram os Relatórios Anuais e Fichas dos Alunos da Instituição, o jornal pelotense Diário Popular, o Almanaque de Pelotas, o Almanaque Correio do Povo (da cidade de Porto Alegre/RS) e as Leis e Decretos do Brasil referentes aos Patronatos. Dessa forma, visa analisar a gênese, as práticas educativas e o perfil dos alunos do Patronato. O embasamento teórico levou em consideração alguns discursos sobre modernização agrícola, ensino profissional e políticas médico-higienistas, e enfatizou a educação que era destinada à população mais pobre no Brasil. Os elementos de pesquisa levaram a concluir que o Patronato de Pelotas foi uma instituição que aglutinou alunos de toda a região sul do Rio Grande do Sul. Administrou práticas educativas rígidas, voltadas ao aprendizado para o trabalho profissional agrícola e cívico. Dessa forma, muitos alunos evadiam, ou para ajudar no sustento familiar ou porque não conseguiam se adaptar às normas disciplinares. Assim, atendeu de forma precária à formação de educação profissional, mas foi e continua sendo uma Instituição que garante o estudo em regime de internato de uma ampla gama da população desta regiãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples