Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.creatorNeumann, Márcia Knabah
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.available2012-05-04pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.issued2010-06-14pt_BR
dc.identifier.citationNEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604
dc.description.abstractThis qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figureeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectVínculos afetivospor
dc.subjectRepresentações de estudantespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectBonds of affectioneng
dc.subjectStudents representationseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleOs vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imagináriopor
dc.title.alternativeBonds of affection in elementary classroom: an educator s readings through the lenses of the Imaginaryeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4599430254032392por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.contributor.referees1Sperotto, Rosária Ilgenfritzpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1LattesSPEROTTO, Rosária Ilgenfritzpor
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado, de abordagem qualitativa, objetiva apresentar, às escolas e aos educadores de Ensino Fundamental, uma reflexão sobre a minha prática como professora, potencializada nos estudos realizados no Mestrado, cujo foco foi a valoração dos vínculos afetivos entre professores (as) e estudantes das séries finais do ensino fundamental. Autores como Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva, Marcel Postic foram adotados como referencial teórico por apresentarem rigor e zelo epistemológico à dimensão afetiva nas relações pedagógicas e aos aspectos relativos às contribuições do Imaginário à Educação. A matéria-prima da pesquisa tem como essência a voz de estudantes da Escola Municipal Afonso Vizeu, localizada no município de Pelotas RS, com a representação destes sobre o que pensam a respeito dos vínculos afetivos entre estudantes e professores(as). Os dados empíricos da dissertação resultaram da aplicação do uso das técnicas Associação Livre de Palavras , desenho livre e fragmentos de escrita . Através da análise foi desvelada a importância que os estudantes atribuem aos vínculos afetivos no cotidiano escolar, principalmente, na figura de um professor amigo, divertido, alegre, companheiro, que toca, que está próximopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem