Ensino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008

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Data
2012-03-06Autor
Corrêa, Letícia Maria Passos
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Este estudo apresenta o Ensino de Filosofia desenvolvido no Colégio Municipal
Pelotense, desde 1960 até 2008. Nele, se analisa qualitativamente, através de
análise documental e entrevistas, como foram os processos de ensino da disciplina
de Filosofia na instituição, bem como o histórico percorrido pela mesma. O texto é
dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas as delimitações e
delineamentos da dissertação, através de um memorial descritivo de minha trajetória
profissional, a revisão de literatura dos assuntos abordados e os procedimentos
metodológicos e teóricos utilizados para a concretização da pesquisa. São
abordados aspectos acerca da categoria criticidade e a relevância da perspectiva
histórico-crítica para o Ensino de Filosofia. Na segunda parte do trabalho, é
desenvolvida a pesquisa através dos dados coletados no Colégio Municipal
Pelotense e em entrevistas com professores da instituição. No primeiro capítulo, é
abordado o Ensino de Filosofia no CMP de 1960 a 1964, ano do Golpe Militar.
Posteriormente, é apresentado o período de 1964 a 1972. O terceiro capítulo segue
a delimitação cronológica de 1972 a 1985, ano da redemocratização do Brasil. O
capítulo seguinte, que apresenta os anos de 1985 a 2000, trata da reinserção da
Filosofia no Colégio Pelotense. O último capítulo apresenta o Ensino de Filosofia no
CMP no período de 2000 a 2008, ano em que ocorreu a obrigatoriedade do Ensino
de Filosofia e Sociologia nas escolas de Ensino Médio. A pesquisa intenciona
perceber o papel do Ensino de Filosofia desenvolvido na instituição e seu potencial
formador de consciências críticas e conclui que o Colégio Municipal Pelotense foi
inovador em relação ao ensino da disciplina