• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008

Thumbnail
Ver/
Leticia_Maria_Passos_Correa_Dissertacao.pdf (38.47Mb)
Fecha
2012-03-06
Autor
Corrêa, Letícia Maria Passos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo apresenta o Ensino de Filosofia desenvolvido no Colégio Municipal Pelotense, desde 1960 até 2008. Nele, se analisa qualitativamente, através de análise documental e entrevistas, como foram os processos de ensino da disciplina de Filosofia na instituição, bem como o histórico percorrido pela mesma. O texto é dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas as delimitações e delineamentos da dissertação, através de um memorial descritivo de minha trajetória profissional, a revisão de literatura dos assuntos abordados e os procedimentos metodológicos e teóricos utilizados para a concretização da pesquisa. São abordados aspectos acerca da categoria criticidade e a relevância da perspectiva histórico-crítica para o Ensino de Filosofia. Na segunda parte do trabalho, é desenvolvida a pesquisa através dos dados coletados no Colégio Municipal Pelotense e em entrevistas com professores da instituição. No primeiro capítulo, é abordado o Ensino de Filosofia no CMP de 1960 a 1964, ano do Golpe Militar. Posteriormente, é apresentado o período de 1964 a 1972. O terceiro capítulo segue a delimitação cronológica de 1972 a 1985, ano da redemocratização do Brasil. O capítulo seguinte, que apresenta os anos de 1985 a 2000, trata da reinserção da Filosofia no Colégio Pelotense. O último capítulo apresenta o Ensino de Filosofia no CMP no período de 2000 a 2008, ano em que ocorreu a obrigatoriedade do Ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas de Ensino Médio. A pesquisa intenciona perceber o papel do Ensino de Filosofia desenvolvido na instituição e seu potencial formador de consciências críticas e conclui que o Colégio Municipal Pelotense foi inovador em relação ao ensino da disciplina
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1606
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV