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Processo de recontextualização da política de democratização da gestão: os olhares das equipes gestoras de duas escolas públicas municipais de Jaguarão

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Ver/
Mariangela_Faria_Faria_Dissertacao.pdf (1.072Mb)
Fecha
2011-07-12
Autor
Faria, Mariângela Faria de
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Resumen
O estudo tem por objetivo analisar como as equipes gestoras de duas escolas municipais, designadas, respectivamente, como Inovação e Tradição, recontextualizam a política de democratização da gestão, instituída pela Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão, no ano de 2009. Inicialmente, apresentamos o município de Jaguarão e o resgate realizado acerca da história recente do trabalho da respectiva Secretaria Municipal de Educação, de forma a contribuir para entender o contexto local ao qual se vinculam as duas escolas eleitas para a pesquisa. Em um segundo momento, abordamos o tema da gestão democrática, com apoio em estudos de pesquisadores brasileiros, como Vitor Paro e Naura Ferreira, bem como o processo de recontextualização, inspirado na teoria sociológica de Bernstein, e o ciclo das políticas, a partir das contribuições de Stephen Ball. Enfocamos, neste sentido, a participação e a autonomia como eixos condutores da democratização da gestão escolar. Na sequencia, focalizamos o processo de recontextualização da política da Secretaria Municipal de Educação, no âmbito das duas escolas da rede. Para realizar esta investigação, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, adotamos a metodologia de estudo de caso. Como técnicas de pesquisa, utilizamos a análise documental, observações em duas escolas municipais da cidade de Jaguarão e entrevistas com os diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, funcionários e pais. Ao final, fica evidenciado que as escolas recontextualizam de forma diferente a política de democratização da gestão proposta pela Secretaria de Educação. A Escola Inovação mostra não ter resistências aparentes ao texto da SME, realizando um tipo de leitura em sintonia com os interesses da comunidade escolar, na busca de um modo de gestão democrático; diferentemente, a Escola Tradição demonstra distancia-se daquilo que, de acordo com a SME, significa, na prática, democratizar a gestão, uma vez que nessa instituição predominam valores pouco democráticos, enraizados na historia do município, muito próximos de uma gestão tradicional
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1607
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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