Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGodoy, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.available2012-09-24pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.issued2012-03-03pt_BR
dc.identifier.citationGODOY, Daniel. Gestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB. 2012. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1608
dc.description.abstractThis scientific research is a case study, which examined the education management and control of performance in Brazil through the case of the Index of Basic Education Development - IDEB established by Presidential Decree 6094 of 2007. The case of IDEB was studied by means of trimming the institutionalization process, for observation of their status as informational and device control, seeking to understand how this device is now operated as a political technology governance education. The methodology used, therefore, was the case study complemented by a critical discourse analysis, used to analyze the speeches and the statements found on the fluidity of discursive communities in ORKUT ®, texts of interviews with experts, newspaper articles and politics texts. In this study, we identified the articulated presence in the educational politics texts and in the content of research on educational inequalities, and the presence of speeches about field arrangement and discourses about the geographies of opportunities. It was therefore possible realize and reveal, marks of a new phase of rationality in educational planning focused on the control and regulation of education through the use of performativity and management, as tools of political language and technologies of governance policies which trend to promote inter-sectoral policies and public policy programs. Thus, in the first decade of this century, two political technologies stand out: Performativity and management for governance. And as the institutionalization of counter IDEB, it was observed that its effect on the performative public discourse, instead of promoting a national mobilization on behalf of education trends to have opposite effects. The IDEB manifests with the voices of teachers and the population as a device for disqualification and depreciation of educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectIndicadores educacionaispor
dc.subjectTecnologias políticaspor
dc.subjectDesigualdades das oportunidadespor
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.subjectManagement educationeng
dc.subjectEducation indicatorseng
dc.subjectPolitical technologieseng
dc.subjectInequality of opportunitieseng
dc.subjectEducational planningeng
dc.subjectEducational governanceeng
dc.titleGestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEBpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4006417901729626por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.contributor.referees1Del Pino, Mauro Augusto Burkertpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569por
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou a gestão da educação e o controle dos desempenhos no Brasil através do estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB, instituído pelo Decreto Presidencial 6.094 de 2007. Através do estudo de caso, foi possível investigar o processo de institucionalização desse indicador educacional, observando seu estatuto de dispositivo informacional e de controle, percebendo como este dispositivo passa a ser operado como uma tecnologia política de governança. A metodologia utilizada, portanto, foi o estudo de caso, complementado por uma análise crítica do discurso, a qual foi utilizada para analisar os discursos e os enunciados encontrados na fluidez discursiva de redes de relacionamentos sociais na internet, textos de entrevistas com especialistas e textos jornalísticos. Utilizando contribuições de Paolo Virno, Antonio Negri, Michel Hardit, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Steffen Ball, foi possível identificar as presenças articuladas nos textos de políticas educacionais e nos textos de pesquisas sobre as desigualdades educacionais, dos discursos do ordenamento territorial e dos discursos sobre as geografias das oportunidades. Foi, portanto, possível perceber e evidenciar, marcas de uma nova fase da racionalidade do planejamento educacional voltada para o controle e para a regulação da educação, mediante o uso da performatividade e da gestão, como ferramentas de linguagem política e de tecnologias políticas de governança, que tendem a promover a inter setorialidade das políticas públicaspor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem