Gestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB
Resumo
A presente pesquisa analisou a gestão da educação e o controle dos desempenhos
no Brasil através do estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica IDEB, instituído pelo Decreto Presidencial 6.094 de 2007. Através do
estudo de caso, foi possível investigar o processo de institucionalização desse
indicador educacional, observando seu estatuto de dispositivo informacional e de
controle, percebendo como este dispositivo passa a ser operado como uma
tecnologia política de governança. A metodologia utilizada, portanto, foi o estudo de
caso, complementado por uma análise crítica do discurso, a qual foi utilizada para
analisar os discursos e os enunciados encontrados na fluidez discursiva de redes de
relacionamentos sociais na internet, textos de entrevistas com especialistas e textos
jornalísticos. Utilizando contribuições de Paolo Virno, Antonio Negri, Michel Hardit,
Michel Foucault, Gilles Deleuze e Steffen Ball, foi possível identificar as presenças
articuladas nos textos de políticas educacionais e nos textos de pesquisas sobre as
desigualdades educacionais, dos discursos do ordenamento territorial e
dos discursos sobre as geografias das oportunidades. Foi, portanto, possível
perceber e evidenciar, marcas de uma nova fase da racionalidade do planejamento
educacional voltada para o controle e para a regulação da educação, mediante o
uso da performatividade e da gestão, como ferramentas de linguagem política e de
tecnologias políticas de governança, que tendem a promover a inter setorialidade
das políticas públicas

