Mostrar el registro sencillo del ítem
Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
dc.contributor.advisor | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | pt_BR |
dc.creator | Carreño, Leidne Sylse S. de Mello | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:41Z | |
dc.date.available | 2012-09-25 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:41Z | |
dc.date.issued | 2011-10-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARREÑO, Leidne Sylse S. de Mello. Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609 | |
dc.description.abstract | This study aims to consider and discuss the need for pedagogical training for university teachers based on the expressions of a group of teachers who work at the Federal University of Pelotas. The line of though used looks upon the perceptions of the interviewees about their education and the challenges they face in teaching. Considering that there is reasonable consensus that to be a university professor is suffices to dominate the knowledge of their area and little appreciation is given to the nature of pedagogical knowledge. The data were collected through semi-structured interviews applied to a sample of six teachers from the courses of Architecture and Urbanism and from Dentistry. The results were analyzed in the light of the theoretical Zabalza (2004), Marcelo Garcia (1999), Cunha (2000, 2004 ), Masetto, (1998, 2009), , Pimenta and Anastasiou (2002), among others. The results helped us to understand that even if the professionals working in higher education are trained in Master and/or PhD, they are still unprepared to face the complexity of teaching. We also realize that these professionals become teachers and still need some time before identifying themselves as a "teacher" | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Docente universitário | por |
dc.subject | Formação pedagógica | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | University lecturer | eng |
dc.subject | Pedagogical training | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica | por |
dc.title.alternative | Higher education professor: discussing the need for pedagogical training | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1963756953768227 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | por |
dc.contributor.referees1 | Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo refletir e discutir a necessidade de formação pedagógica de docentes universitários a partir das expressões de um grupo de professores que atuam na Universidade Federal de Pelotas. Percorreu-se o caminho da pesquisa lançando-se um olhar sobre as expressões dos entrevistados a respeito de sua formação e os desafios que enfrentam para ensinar. Partimos do pressuposto que há razoável consenso de que para ser professor universitário é suficiente o domínio dos conhecimentos de sua área específica e pouca valorização é dada aos conhecimentos de cunho pedagógico. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas aplicadas a uma amostra de seis (6) professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Odontologia. As respostas foram analisadas à luz do referencial teórico de Zabalza (2004); Marcelo Garcia (1999); Cunha (2000, 2004); Masetto, (1998, 2009); Pimenta e Anastasiou (2002), dentre outros. Os resultados nos ajudaram a entender que mesmo que os profissionais atuantes no ensino superior tenham formação em Cursos de Mestrado e/ou Doutorado, eles estão pouco preparados para enfrentarem a complexidade da docência. Percebemos também que esses profissionais tornam-se professores e precisam de um tempo de docência para identificarem-se como professor | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.