Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanchet, Beatriz Maria Boéssio Atribpt_BR
dc.creatorCarreño, Leidne Sylse S. de Mello
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.available2012-09-25pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.issued2011-10-11pt_BR
dc.identifier.citationCARREÑO, Leidne Sylse S. de Mello. Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609
dc.description.abstractThis study aims to consider and discuss the need for pedagogical training for university teachers based on the expressions of a group of teachers who work at the Federal University of Pelotas. The line of though used looks upon the perceptions of the interviewees about their education and the challenges they face in teaching. Considering that there is reasonable consensus that to be a university professor is suffices to dominate the knowledge of their area and little appreciation is given to the nature of pedagogical knowledge. The data were collected through semi-structured interviews applied to a sample of six teachers from the courses of Architecture and Urbanism and from Dentistry. The results were analyzed in the light of the theoretical Zabalza (2004), Marcelo Garcia (1999), Cunha (2000, 2004 ), Masetto, (1998, 2009), , Pimenta and Anastasiou (2002), among others. The results helped us to understand that even if the professionals working in higher education are trained in Master and/or PhD, they are still unprepared to face the complexity of teaching. We also realize that these professionals become teachers and still need some time before identifying themselves as a "teacher"eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectDocente universitáriopor
dc.subjectFormação pedagógicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversity lecturereng
dc.subjectPedagogical trainingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleProfessor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógicapor
dc.title.alternativeHigher education professor: discussing the need for pedagogical trainingeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1963756953768227por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517por
dc.contributor.referees1Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo refletir e discutir a necessidade de formação pedagógica de docentes universitários a partir das expressões de um grupo de professores que atuam na Universidade Federal de Pelotas. Percorreu-se o caminho da pesquisa lançando-se um olhar sobre as expressões dos entrevistados a respeito de sua formação e os desafios que enfrentam para ensinar. Partimos do pressuposto que há razoável consenso de que para ser professor universitário é suficiente o domínio dos conhecimentos de sua área específica e pouca valorização é dada aos conhecimentos de cunho pedagógico. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas aplicadas a uma amostra de seis (6) professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Odontologia. As respostas foram analisadas à luz do referencial teórico de Zabalza (2004); Marcelo Garcia (1999); Cunha (2000, 2004); Masetto, (1998, 2009); Pimenta e Anastasiou (2002), dentre outros. Os resultados nos ajudaram a entender que mesmo que os profissionais atuantes no ensino superior tenham formação em Cursos de Mestrado e/ou Doutorado, eles estão pouco preparados para enfrentarem a complexidade da docência. Percebemos também que esses profissionais tornam-se professores e precisam de um tempo de docência para identificarem-se como professorpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples