A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso
Resumo
Esta pesquisa busca explicitar as relações que alunos de uma escola pública da
cidade de Pelotas/RS estabelecem com as escritas do ambiente virtual (Orkut e
MSN) e do ambiente escolar, e desta forma perceber como estas aparecem nos
documentos escolares. Trata se de um trabalho de cunho qualitativo, que utiliza
como recursos metodológicos, a realização de encontros/conversas com os alunos,
tanto presenciais na escola, quanto virtuais na internet, bem como a coleta e análise
de documentos: os cadernos dos alunos, gravação e transcrição de conversas
mantidas em ambientes virtuais. A análise dos dados foi fundamentada a partir de
autores como Babin e Kouloumdjian (1989), Porto (2000, 2002, 2003, 2005), Bagno
(2003, 2007), Castells (2003), entre outros, com o objetivo de analisar e
compreender os usos que os jovens adolescentes fazem da escrita do ambiente
virtual e escolar. Nesse contexto, o estudo se propõe a responder as seguintes
questões: Como vêm sendo materializadas as formas de comunicação virtual
especialmente as de escrita entre jovens usuários da internet? Será que os
estudantes encontram dificuldades para separar a escrita virtual da escrita da
escola? Em que medida a escrita internáutica influencia a escrita na escola? Quais
as relações que tais linguagens mantêm entre si? Quais as negociações que esses
jovens fazem? Por quê? Para tentar responder essas questões, a proposta se
desenvolve nas interações da pesquisadora com os jovens: no ambiente escolar e
no ambiente virtual. As conclusões apontam para o fato de que a linguagem da
internet está presente na escola e na escrita dos estudantes adolescentes,
entretanto, aparecem em momentos de descontração, em conversas escritas
informais, em bate-papos com os amigos e colegas. Os jovens utilizam a escrita
oriunda dos ambientes virtuais (Orkut e MSN) em locais onde os professores não
costumam olhar, tais como capas, contra capas e no meio dos cadernos. Mesmo a
escrita do ambiente virtual estando presente apenas em locais onde os professores
não vêem, elas fazem parte das comunicações que os adolescentes estabelecem
com os colegas e amigos