• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Danieli_Godoy_Silva_Dissertacao.pdf (4.105Mb)
Data
2009-12-10
Autor
Silva, Danieli de Godoy da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa busca explicitar as relações que alunos de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS estabelecem com as escritas do ambiente virtual (Orkut e MSN) e do ambiente escolar, e desta forma perceber como estas aparecem nos documentos escolares. Trata se de um trabalho de cunho qualitativo, que utiliza como recursos metodológicos, a realização de encontros/conversas com os alunos, tanto presenciais na escola, quanto virtuais na internet, bem como a coleta e análise de documentos: os cadernos dos alunos, gravação e transcrição de conversas mantidas em ambientes virtuais. A análise dos dados foi fundamentada a partir de autores como Babin e Kouloumdjian (1989), Porto (2000, 2002, 2003, 2005), Bagno (2003, 2007), Castells (2003), entre outros, com o objetivo de analisar e compreender os usos que os jovens adolescentes fazem da escrita do ambiente virtual e escolar. Nesse contexto, o estudo se propõe a responder as seguintes questões: Como vêm sendo materializadas as formas de comunicação virtual especialmente as de escrita entre jovens usuários da internet? Será que os estudantes encontram dificuldades para separar a escrita virtual da escrita da escola? Em que medida a escrita internáutica influencia a escrita na escola? Quais as relações que tais linguagens mantêm entre si? Quais as negociações que esses jovens fazem? Por quê? Para tentar responder essas questões, a proposta se desenvolve nas interações da pesquisadora com os jovens: no ambiente escolar e no ambiente virtual. As conclusões apontam para o fato de que a linguagem da internet está presente na escola e na escrita dos estudantes adolescentes, entretanto, aparecem em momentos de descontração, em conversas escritas informais, em bate-papos com os amigos e colegas. Os jovens utilizam a escrita oriunda dos ambientes virtuais (Orkut e MSN) em locais onde os professores não costumam olhar, tais como capas, contra capas e no meio dos cadernos. Mesmo a escrita do ambiente virtual estando presente apenas em locais onde os professores não vêem, elas fazem parte das comunicações que os adolescentes estabelecem com os colegas e amigos
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1610
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV