• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso

Thumbnail
Ver/
Danieli_Godoy_Silva_Dissertacao.pdf (4.105Mb)
Fecha
2009-12-10
Autor
Silva, Danieli de Godoy da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa busca explicitar as relações que alunos de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS estabelecem com as escritas do ambiente virtual (Orkut e MSN) e do ambiente escolar, e desta forma perceber como estas aparecem nos documentos escolares. Trata se de um trabalho de cunho qualitativo, que utiliza como recursos metodológicos, a realização de encontros/conversas com os alunos, tanto presenciais na escola, quanto virtuais na internet, bem como a coleta e análise de documentos: os cadernos dos alunos, gravação e transcrição de conversas mantidas em ambientes virtuais. A análise dos dados foi fundamentada a partir de autores como Babin e Kouloumdjian (1989), Porto (2000, 2002, 2003, 2005), Bagno (2003, 2007), Castells (2003), entre outros, com o objetivo de analisar e compreender os usos que os jovens adolescentes fazem da escrita do ambiente virtual e escolar. Nesse contexto, o estudo se propõe a responder as seguintes questões: Como vêm sendo materializadas as formas de comunicação virtual especialmente as de escrita entre jovens usuários da internet? Será que os estudantes encontram dificuldades para separar a escrita virtual da escrita da escola? Em que medida a escrita internáutica influencia a escrita na escola? Quais as relações que tais linguagens mantêm entre si? Quais as negociações que esses jovens fazem? Por quê? Para tentar responder essas questões, a proposta se desenvolve nas interações da pesquisadora com os jovens: no ambiente escolar e no ambiente virtual. As conclusões apontam para o fato de que a linguagem da internet está presente na escola e na escrita dos estudantes adolescentes, entretanto, aparecem em momentos de descontração, em conversas escritas informais, em bate-papos com os amigos e colegas. Os jovens utilizam a escrita oriunda dos ambientes virtuais (Orkut e MSN) em locais onde os professores não costumam olhar, tais como capas, contra capas e no meio dos cadernos. Mesmo a escrita do ambiente virtual estando presente apenas em locais onde os professores não vêem, elas fazem parte das comunicações que os adolescentes estabelecem com os colegas e amigos
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1610
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV