• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar

Thumbnail
Ver/
Claudia_Susana_Dias_Crespi_Campos_Dissertacao.pdf (1.649Mb)
Fecha
2010-04-30
Autor
Campos, Claudia Susana Dias Crespi de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
As atividades de produção textual no contexto escolar têm se mostrado uma tarefa improdutiva no que diz respeito ao objetivo principal do ensino de língua materna: colaborar para que todos tenham acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Não são raros os casos de pessoas que concluem o ensino fundamental sem o domínio das habilidades textuais, indispensáveis a esse objetivo. Partindo desse princípio, procurou-se analisar quais as modificações ocorridas em 55 narrativas infantis, pertencentes ao Banco de Textos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), escritas por cinco alunos entre a primeira e a oitava séries do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou a evolução no uso de recursos de coesão referencial (elipse, pronomes demonstrativo e possessivo, artigos e formas lexicais) e características discursivas do texto narrativo conforme discutidas por Landsmann (2005): o dizer e o dito, presença/ ausência do narrador, as ações e suas motivações, inferências e tergiversações. A análise mostrou que ao longo da escolarização há aprimoramento no uso da coesão por elipses, pronomes substantivos demonstrativos, artigos, pronomes adjetivos possessivos e formas lexicais. O uso da coesão por pronomes substantivos possessivos e pronomes adjetivos demonstrativos não apresentou alterações significativas. Quanto às características discursivas, percebemos algum aprimoramento no uso das quatro características citadas, mas apenas a terceira apresentou um aprimoramento satisfatório. Concluímos que a falta de contextualização das atividades com a língua na escola incentiva uma prática mecânica de memorização de regras e nomes, fazendo com que a criança desenvolva apenas aquilo que é mais comum na linguagem cotidiana. Trabalhar as especificidades de um determinado gênero textual pode colaborar para a apropriação de seus recursos e características, através de um trabalho que aborde leitura, escrita e explicitação gramatical. Com esse tipo de trabalho, os alunos alcançariam os saberes necessários à conquista da tão sonhada cidadania
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1611
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV