• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Livros e leitura na cidade de Pelotas RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900)

Thumbnail
Ver/
Renata_Braz_Goncalves_Tese.pdf (43.34Mb)
Fecha
2010-11-23
Autor
Gonçalves, Renata Braz
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa documental teve por objetivo identificar representações de leitura registradas pela imprensa da cidade de Pelotas-RS no final do século XIX. Compuseram o corpusde análise notícias, anúncios, comentários e textos literários publicados nos jornais (comerciais, literários, políticos, noticiosos ou humorísticos) em circulação em Pelotas, entre 1875 e 1900, bem como estatutos e atas de sociedades literárias e da Bibliotheca Pública Pelotense. Para dar suporte a pesquisa, buscou-se abordar as noçõese metodologias utilizadas e difundidas por historiadores da leitura que trabalham sob a perspectiva da História Cultural, com ênfase em Roger Chartier, que apresenta como noções centrais a representação e a apropriação. A partir da análise dos jornais, foram identificados aspectos da produção e circulação de materiais de leitura livrarias, tipografias, autores e editores em Pelotas, no século XIX. Também foram constatadas representações de leitores, os quais poderiam ser classificados por gênero, mulheres e homens, e por faixa etária, crianças e adultos. A análise ainda permitiu descrever os espaços e eventos de leitura, como a Bibliotheca Pública Pelotense, as associações literárias e os saraus realizados nesses locais. Além disso, foram identificadas as representações de leitura nos discursos escritos nos jornais, a partir dos quais foi possível perceber a leitura como instrução, necessidade, perigo e salvação bem como verificar uma direta relação com a alfabetização
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1616
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV