Mostrar el registro sencillo del ítem
Variação linguística da libras no contexto da educação de surdos
dc.creator | Pereira, Karina Ávila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:44Z | |
dc.date.available | 2013-08-14 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:44Z | |
dc.date.issued | 2011-01-18 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Karina ávila. Variação linguística da libras no contexto da educação de surdos. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1617 | |
dc.description.abstract | This master's research aims to analyzethe spread of Brazilian sign language in school environments, and elementary school students have linguistic variations in their speeches. It isdivided in two parts, where the first oneinterviews were conducted with students at a school for the deaf inPelotascity, andstudents in a school withspecific classes of Rio Grande. In the second part, a translator / interpreterof Brazilian sign language-LIBRASof each school was interviewed. Methodologically the research is enrolled in a qualitative approach. Initially a pilot instrument was organized in order to examine whether the methodological tools would be suffi cient to collect data from the signers of LIBRAS,in this case students in upper grades of elementary school, bearing in mind the necessity of adaptation of the instruments commonly used in sociolinguistic research about linguistic variations in sign language and the goals and characteristics of this research. Following the survey, data collected from students in deaf schools and special classes were analyzed by the translators of LIBRASwith the intention of finding linguistic variations. Data from interviews with the translators of LIBRAShave been examined by me and checked with data from the first part. The intersectionwe can conclude that the deaf students make use of linguistic variants in their speech and that the translators of these variations perceiveitas a natural process that occurs in LIBRAS. In addition, it was noticeable that the choice of using a particular variant does not cause any confusion for those students, and that the creation of a new variant is well accepted by the group, as natural process, within acceptable standards for that group. But there is some resistance from teachers in learning many new signs, according to reports of the translators, because some teachers have found it difficult to learn sign language, and with so many variations it seems even harder, showing a weak language and culture in the school environment, for the relations of power in choosing which language to use still revolve around the Portugueselanguage | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | por |
dc.subject | Variação linguística | por |
dc.subject | Deaf education | eng |
dc.subject | Brazilian sign language | eng |
dc.subject | Linguistic variation | eng |
dc.title | Variação linguística da libras no contexto da educação de surdos | por |
dc.title.alternative | Linguistic variation in LIBRAS in the context of Deaf Education | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6717704861000296 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | por |
dc.contributor.referees1 | Leite, Maria Cecilia Lorea | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar comoocorre a difusão da Língua brasileira de sinais nos ambientes escolares, e se alunos do ensino fundamental apresentam variações linguísticas em seus discursos. Para tal, dividi a investigação em dois eixos: no primeiro eixo foram entrevistado s alunos de uma escola de surdosde Pelotas ealunos de uma escola com classes específicasde Rio Grande; no segundo, uma tradutora/intérprete da Libras de cada escola foi entrevistada. Metodologicamente a pesquisa se inscreveu em uma abordagem qualitativa. Inicialmente um instrumento piloto foi organizado com o intuito de analisar se as ferramentas metodológicos seriam suficientes para coletar os dados dos alunos, tendo em vista a necessidade de adequação e adaptação dos instrumentos frequentemente utilizados em pesquisas sociolinguísticas sobre variações linguísticas em línguas de sinais e os objetivos e características desta pesquisa. No seguimento da pesquisa, os dados dos alunos coletados nas escolas de surdos e com classes específicas foram analisados pelas tradutoras da Libras com a intenção de encontrar variações linguísticas. Os dados provenientes das entrevistas com as tradutoras da Libras foram por mim analisados e cruzados com os dados do primeiro eixo. Do cruzamento, podemos concluir que os alunos surdos utilizam-se de variantes linguísticas em seus discursos e que as tradutoras da Libras percebem essas variações como um processo natural que ocorre na Libras. Além disso, também foi perceptível que a escolha na utilização de uma determinada variante não acarreta nenhuma confusão para esses alunos, e que a criação de uma nova variante, se bem aceita pelo grupo, constitui-se como processo natural.Há, porém, resistência por parte dos professores em aprendersinais novos, segundo relatos das tradutoras, pois alguns professores já consideram difícil aprender a Libras e com tantas variações parece mais difícil ainda, demonstrando uma fragilidade linguística ecultural no ambiente escolar, pois as relações de poder na escolha de qual língua utilizar ainda giram em torno do português | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Madalena | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.