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Prática reflexiva realizada no ensino superior: estratégias de aprendizagem propulsoras para a formação de alunos autorregulados

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Ver/
Veronica Rodriguez Fernandes_Dissertacao.pdf (3.750Mb)
Fecha
2012-10-22
Autor
Fernandes, Verônica Rodriguez
Metadatos
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Resumen
Estudos recentes têm apresentado a importância da participação ativa do estudante na aprendizagem de conteúdos através do uso adequado de estratégias de aprendizagem, do planejamento de suas tarefas e da autoavaliação de seus resultados. A partir desta ideia, implementou-se uma intervenção, denominada de Prática de Ensino Reflexiva , que buscou investigar se as estratégias autorregulatórias aplicadas nessa prática contribuíram para promover a formação de alunos autorregulados. Buscou-se verificar, a partir das estratégias aplicadas, se o aluno revelou tomada de consciência, controle e gestão do seu processo de aprendizagem, pontos importantes para o aprender autorregulado. Iniciou-se a pesquisa com a aplicação do questionário CEA (Conhecimento de Estratégias Autorregulatórias) desenvolvido por Rosário e col. (2007), seguido por seis encontros denominados Oficinas de desenvolvimento de estratégias autorregulatórias da aprendizagem . Esses encontros tiveram como objetivo principal, para os sujeitos pesquisados, aprender estratégias para a escrita de artigos científicos e, para a pesquisadora, analisar se as estratégias utilizadas nessa prática reflexiva, no ensino superior, promoveriam a autorregulação, estimulando os processos de aprender dos alunos universitários. Ao final dos encontros, após 6 meses da intervenção, foi aplicado novamente o questionário CEA (ROSÁRIO e Col. 2007) e uma entrevista semiestruturada. Da análise dos dados, emergiram duas categorias: 1)Estratégias Cognitivas e Metacognitivas; 3) Estratégias Motivacionais; que articuladas entre elas indicam que contribuíram significativamente para formação do aluno autorregulado. Conclui-se que os dados reforçam a importância do conhecimento de estratégias autorregulatórias nos processos de aprendizagem, a fim de que o aluno universitário seja capaz de atingir seus objetivos frente às tarefas, promovendo uma consciência reflexiva.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1621
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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