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Escritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das confluências para tornar-me educadora

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Cristina Debli Kruger_Dissertacao.pdf (6.479Mb)
Fecha
2013-09-11
Autor
Krüger, Cristina Debli
Metadatos
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Resumen
Esta dissertação trata de questões relacionadas à educação, ao imaginário e à memória, como mote para pensar a autoformação humana. A problemática refere-se à escrita sobre os elementos importantes e constitutivos da formação da autora, como educadora, também sujeito da pesquisa, com o intuito de problematizar reflexões sobre autoformação. Emergiu da necessidade de pesquisar sobre as confluências que auxiliaram a pesquisadora a tornar-se educadora. Para tanto, buscou-se na memória, como fonte empírica, as evidências destas confluências, desde a infância até os dias atuais, as quais foram potências de autoformação reveladoras do trajeto de formação até o ensino superior. A questão de investigação tratou de problematizar os elementos deste trajeto, presentes nos reservatórios da memória, à luz dos estudos desenvolvidos no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM / FaE / UFPel), no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Cultura Escrita: Linguagens e Aprendizagem. No decurso, foram usadas as seguintes fontes de pesquisa: lembranças da infância, do trajeto de formação e imagens de acervo pessoal. A partir delas, a autora e sujeito da pesquisa utilizou escritas literárias na composição da reflexão, que se constituíram como ferramentas para ficcionar e compreender o vivido atual, com base nessas fontes. Por meio das confluências dos ícones (elementos) localizados no trajeto de formação (o pai e os dois professores de Ensino Médio da autora), foram identificados os seguintes núcleos: o uso de estratégias simbólicas para educar, ser comprometido e gostar do que faz como motores propulsores da opção em ser/estar educadora. Ao final, pode-se concluir que os imaginários e as memórias são fundamentais para compreender a autobiografia, para pensar e sentir o percurso (auto)formativo, pois eles desempenham uma função importante em direção ao autoconhecimento.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1623
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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