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dc.creatorKrüger, Cristina Deblipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:50Z
dc.date.available2013-12-30pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:50Z
dc.date.issued2013-09-11pt_BR
dc.identifier.citationKRÜGER, Cristina Debli. Escritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das confluências para tornar-me educadora. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1623
dc.description.abstractIssues related to Education, imaginary and memory, which were discussed in this Master s thesis, have led to reflection on human (self)development. Writings about important elements that helped my development as an educator and the subject of this research were analyzed. This problematization emerged from the need to research on the reasons why a researcher became an educator. Thus, I tried to gather in my memory - an empirical source - the evidence, from childhood to these days, of potential (self)development aspects up to college education. The investigation aimed at problematizing the elements stored in memory that composed this way in the light of studies carried out by the Grupo de Estudos e pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM / FaE), a study group in the Postgraduate Program in Education in the line Written Culture: languages and learning at the Universidade Federal de Pelotas, located in Pelotas, RS, Brazil. The following research sources were used to comprehend my life path: memories of my childhood and education processes, besides personal photographs. Based on them, I used literary writings to compose my reflections which were tools to create and understand my present life. The elements found in my development path, my father and two teachers I had in High School led me to identify the following cores: the use of symbolic strategies to educate, commit and like what I do. Therefore, I can infer that both imaginary and memory are fundamental to understand an autobiography, to think of and feel our education process. They play an important role towards selfknowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAutoformaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectSelf-developmenteng
dc.titleEscritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das confluências para tornar-me educadorapor
dc.title.alternativeAutobiographical Writings: through the imaginary and memories the search for confluences to become an educatoreng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2046049863728016por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoEsta dissertação trata de questões relacionadas à educação, ao imaginário e à memória, como mote para pensar a autoformação humana. A problemática refere-se à escrita sobre os elementos importantes e constitutivos da formação da autora, como educadora, também sujeito da pesquisa, com o intuito de problematizar reflexões sobre autoformação. Emergiu da necessidade de pesquisar sobre as confluências que auxiliaram a pesquisadora a tornar-se educadora. Para tanto, buscou-se na memória, como fonte empírica, as evidências destas confluências, desde a infância até os dias atuais, as quais foram potências de autoformação reveladoras do trajeto de formação até o ensino superior. A questão de investigação tratou de problematizar os elementos deste trajeto, presentes nos reservatórios da memória, à luz dos estudos desenvolvidos no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM / FaE / UFPel), no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Cultura Escrita: Linguagens e Aprendizagem. No decurso, foram usadas as seguintes fontes de pesquisa: lembranças da infância, do trajeto de formação e imagens de acervo pessoal. A partir delas, a autora e sujeito da pesquisa utilizou escritas literárias na composição da reflexão, que se constituíram como ferramentas para ficcionar e compreender o vivido atual, com base nessas fontes. Por meio das confluências dos ícones (elementos) localizados no trajeto de formação (o pai e os dois professores de Ensino Médio da autora), foram identificados os seguintes núcleos: o uso de estratégias simbólicas para educar, ser comprometido e gostar do que faz como motores propulsores da opção em ser/estar educadora. Ao final, pode-se concluir que os imaginários e as memórias são fundamentais para compreender a autobiografia, para pensar e sentir o percurso (auto)formativo, pois eles desempenham uma função importante em direção ao autoconhecimento.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR


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