As propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871)
Resumo
Entre os anos de 1842 e 1846, Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) foi Comandante-Chefe do Exército em Operações e Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A partir disto, o presente trabalho objetiva discorrer acerca da trajetória política e administrativa de Caxias e, especificamente, sobre suas ações e propostas educacionais durante esta experiência. Na busca pela compreensão das dimensões alcançadas por estas propostas educacionais, percorremos também as administrações provinciais seguidas de Caxias, até o ano de 1871, quando o Liceu D. Afonso, uma de suas propostas, após 20 anos de funcionamento, é fechado. Nesta perspectiva, apresentamos as seguintes questões norteadoras deste trabalho: Por que Luiz Alves de Lima e Silva elaborou estas propostas educacionais? Que propostas eram estas? Elas chegaram a ser efetivadas? As fontes utilizadas neste estudo são: documentos oficiais, como estatutos, ordens do dia, atas e ofícios, assim como relatos de viajantes e jornais. O método escolhido foi a análise documental, compreendido como um conjunto de técnicas de pesquisa cujo objetivo é a busca do sentido ou dos sentidos de um documento escrito. Entre os resultados obtidos, destacamos a percepção do papel que poderia desempenhar uma forte e organizada educação na Província de São Pedro. Este aspecto foi plenamente compreendido por Caxias, obtendo assim o apoio da população, e evitando o máximo possível de que novas revoltas ou rebeliões eclodissem. Assim sendo, as reformas educacionais foram uma das maneiras encontradas por Luiz Alves de Lima e Silva de conseguir isto. Dado o exposto, com esta dissertação almejamos fomentar a atenção e a reflexão, sob o prisma da História Cultural, acerca da atuação de Caxias em relação à instrução na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Uma história caracterizada por interesses, disputas, política, e fortes sujeitos, como Luiz Alves de Lima e Silva. Assim sendo, este estudo agregador, tanto pelo ineditismo do assunto tratado, como pela abordagem escolhida, que será capaz de contribuir, por meio de novas percepções, para a História da Educação Rio-Grandense do século XIX.