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dc.creatorValle, Hardalla Santos dopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:51Z
dc.date.available2014-01-02pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:51Z
dc.date.issued2013-03-19pt_BR
dc.identifier.citationVALLE, Hardalla Santos do. As propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871). 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1629
dc.description.abstractBetween 1842 and 1846, Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) was Commander in Chief of the Army Operations and President of the Province of St. Peter of Rio Grande do Sul. From this, the present study aims to argue about trajectory of political and administrative by Caxias, and specifically about their actions and proposals during this educational experience. In the quest for understanding the dimensions attained by these educational proposals, also traveled provincial administrations followed by Caxias, in the year 1871 when the Liceu D. Afonso, one of his proposals, after 20 years of operation, is closed. In this perspective, we present the following guiding questions of this paper: Why Luiz Alves de Lima e Silva developed these educational proposals? What were these proposals? They came to take effect? The sources used in this study are: official documents, such as bylaws, agendas, minutes and crafts, as well as reports of travelers and newspapers. The method chosen was the document analysis, understood as a set of research techniques whose aim is to search for the meaning or meanings of a written document. Among the results, we highlight the perception of the role it could play a strong and organized education in the province of San Pedro. This was fully understood by Caxias, so getting the support of the population, and avoiding as much as possible that new riots and / or rebellions started. Thus, the educational reforms of the ways found by Luiz Alves de Lima e Silva to achieve this. Given the above with, this dissertation we aim to foster attention and reflection, through the prism of Cultural History, about the performance of Caxias regarding the instruction of the Province of São Pedro do Rio Grande do Sul A story characterized by interests, disputes, political and strong subjects, as Luiz Alves de Lima e Silva. Therefore, this study aggregator, both the novelty of the subject matter, as the chosen approach, capable of contributing, through new insights, the History of Education Rio-Grandense nineteenth century.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectInstrução rio-grandensepor
dc.subjectDuque de Caxiaspor
dc.subjectPropostas educacionaispor
dc.subjectInstruction Rio Grandeeng
dc.subjectDuque de Caxiaseng
dc.subjectEducational proposalseng
dc.titleAs propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871)por
dc.title.alternativeThe educational proposals of the administration of Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): a study of rio grandense instruction of the nineteenth century (1842-1871)eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0494683367350565por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594por
dc.contributor.referees1Tambara, Elomar Antonio Callegaropt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731658342862947por
dc.contributor.referees2Fachel, José Plínio Guimarãespt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292972108980692por
dc.description.resumoEntre os anos de 1842 e 1846, Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) foi Comandante-Chefe do Exército em Operações e Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A partir disto, o presente trabalho objetiva discorrer acerca da trajetória política e administrativa de Caxias e, especificamente, sobre suas ações e propostas educacionais durante esta experiência. Na busca pela compreensão das dimensões alcançadas por estas propostas educacionais, percorremos também as administrações provinciais seguidas de Caxias, até o ano de 1871, quando o Liceu D. Afonso, uma de suas propostas, após 20 anos de funcionamento, é fechado. Nesta perspectiva, apresentamos as seguintes questões norteadoras deste trabalho: Por que Luiz Alves de Lima e Silva elaborou estas propostas educacionais? Que propostas eram estas? Elas chegaram a ser efetivadas? As fontes utilizadas neste estudo são: documentos oficiais, como estatutos, ordens do dia, atas e ofícios, assim como relatos de viajantes e jornais. O método escolhido foi a análise documental, compreendido como um conjunto de técnicas de pesquisa cujo objetivo é a busca do sentido ou dos sentidos de um documento escrito. Entre os resultados obtidos, destacamos a percepção do papel que poderia desempenhar uma forte e organizada educação na Província de São Pedro. Este aspecto foi plenamente compreendido por Caxias, obtendo assim o apoio da população, e evitando o máximo possível de que novas revoltas ou rebeliões eclodissem. Assim sendo, as reformas educacionais foram uma das maneiras encontradas por Luiz Alves de Lima e Silva de conseguir isto. Dado o exposto, com esta dissertação almejamos fomentar a atenção e a reflexão, sob o prisma da História Cultural, acerca da atuação de Caxias em relação à instrução na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Uma história caracterizada por interesses, disputas, política, e fortes sujeitos, como Luiz Alves de Lima e Silva. Assim sendo, este estudo agregador, tanto pelo ineditismo do assunto tratado, como pela abordagem escolhida, que será capaz de contribuir, por meio de novas percepções, para a História da Educação Rio-Grandense do século XIX.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Arriada, Eduardopt_BR


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