• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A trajetória docente de uma alfabetizadora do Colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980

Thumbnail
Ver/
Maria Cristina dos Santos Louzada_Dissertacao.pdf (8.859Mb)
Fecha
2012-06-06
Autor
Louzada, Maria Cristina dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa histórica de características biográficas, com o enfoque na investigação da atuação de uma alfabetizadora - Irmã Luísa Maria - durante o tempo em que trabalhou no Colégio São José em Pelotas/RS. Buscou-se analisar suas memórias através de entrevistas e documentos que descrevem o seu método de ensino e a forma como eram desenvolvidas suas aulas, desde o período preparatório da alfabetização até a aquisição da leitura e da escrita por parte dos alunos. Para tanto, foi considerado o contexto histórico, social e cultural em que se desenvolveram as relações entre a professora e os alunos, relacionando-os ao seu fazer docente durante as décadas de 1940 até 1980. Esta pesquisa tem, ainda, o objetivo de analisar a razão pela qual a alfabetizadora sentiu a necessidade de criar um método próprio para desenvolver o ensino da leitura e da escrita em sala de aula. Para os historiadores da educação, as pesquisas biográficas são muito importantes, pois elas tendem a revelar os contextos escolares, a visão dos professores sobre a sua atuação e contribuem para os processos de formação de professores. Nesta pesquisa, a principal fonte utilizada são as narrativas de vida e de atuação da Irmã Luísa Maria. Foram realizadas quatro entrevistas com a educadora, nas quais ela reconstruiu fatos de seus 42 anos de alfabetização. Além disso, também foram feitas três entrevistas com ex-alunas da educadora e uma entrevista com uma colega que utilizou o seu método para alfabetizar. Outra importante fonte foram os arquivos pessoais. A exploração documental é considerada de extrema valia nas pesquisas históricas, pois através dela são encontrados subsídios que permitem interpretar os fatos com maior exatidão. Nessa busca, encontrou-se algo muito valioso: a cartilha Castelo do Saber , representação do método criado pela educadora para realizar um modelo de alfabetização que prendesse a atenção e estimulasse os alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Através das narrativas colhidas, se pode concluir que a prática pedagógica e o método utilizado por essa alfabetizadora em sala de aula constituíram a marca de sua trajetória profissional, inesquecível para todos que com ela se relacionaram. Com a firme intenção de desvendar o passado e tornar públicos a personalidade e o trabalho de uma professora reconhecida na comunidade escolar onde atuou, é que se buscou pesquisar sobre suas memórias. Salienta-se que esta é uma visão das fontes. Poderão, a partir deste trabalho, emergir novas formas de interpretar as narrativas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1634
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV