Mostrar registro simples

dc.creatorGarcia, Rogeria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:52Z
dc.date.available2014-01-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:52Z
dc.date.issued2013-05-03pt_BR
dc.identifier.citationGARCIA, Rogeria Aparecida. NÃO ESTÃO NA ESCOLA? Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotas. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1636
dc.description.abstractThe research presents a study about the evasion of young people and adults from classes in the early years of EJA (young and Adults education). The chose to search this phenomenon is the result of several studies processes in the researcher groups MovSE (social movements, public school and Popular Education) e FePráxiS (philosophy, education and Social praxis) of Education College, Federal University of Pelotas. In the process there was the identification of the theme relevance in Brazilian educational scene and the education recognition of young and adult as a problem that marks the history of education in Brazil and in Pelotas with regard to the schooled teaching. The theoretical and methodological benchmark, in a qualitative base, aligns the dialectics Materialist Historical prospect. We opted for a case study accomplished in an outskirts school of Pelotas city. The data collection strategies were observations and interviews, in 2012, with the directive team (principal and pedagogical coordinator) and two teachers of early years classes in EJA. 24 students who left school in the 2009, 2010 and 2011 years, were also interviewed in their homes. For analysis, the systematization considered the average age, occupation / job, gender, ethnic and origin in relation to urban and rural areas. Among the dropout causes, the research concluded that macros social factors directly affect the basic subsistence conditions and life maintenance protrude to the micros social factor, relationship didactic-methodological: Brazilian schools are included in an excluder system that expels the young and adults from school, also because of the dropout, denying the right of access to knowledge historically produced by humanity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectJovens e adultospor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectYoung and adultseng
dc.subjectEvasion/dropouteng
dc.titleNÃO ESTÃO NA ESCOLA?: Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotaspor
dc.title.alternativeARE NOT IN SCHOOL?: A Study evasion in Youth and Adult Education in the Early Years Municipal Pelotaseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100930298747831por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1484551689017803por
dc.contributor.referees1Ghiggi, Gomercindopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.description.resumoA pesquisa apresenta um estudo sobre a evasão de pessoas jovens e adultas das classes dos anos iniciais da EJA. A opção por pesquisar tal fenômeno é resultado dos processos de estudos nos grupos de pesquisa MovSE (Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular) e FePráxiS (Filosofia, educação e Práxis Social), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas. No processo houve a identificação da relevância do tema no cenário educacional brasileiro e o reconhecimento da educação de jovens e adultos como um problema que marca a história da educação no Brasil e em Pelotas, no que se refere ao ensino escolarizado. O referencial teórico-metodológico, de base qualitativa, alinha-se a perspectiva Materialista Histórica Dialética. Optou-se por um estudo de caso realizado em uma escola da periferia do município de Pelotas. As estratégias de coletas de dados foram observações e entrevistas realizadas, em 2012, com a equipe diretiva (diretora e coordenadora pedagógica) e duas professoras das turmas dos anos iniciais da EJA. Também foram entrevistados, em suas residências, 24 alunos que abandonaram os estudos nos anos de 2009, 2010 e 2011. A sistematização, para fins de análise, considerou a faixa etária, ocupação/trabalho, gênero, etnia e origem em relação ao urbano e rural. Dentre as causas da evasão, a pesquisa concluiu que os fatores macrossociais, que influenciam diretamente nas condições básicas de subsistência e manutenção da vida se sobressaem aos fatores microssociais, relação didático-metodológica: a escola brasileira está incluída em um sistema excludente que expulsa os jovens e adultos da escola, também pela evasão, negando-lhe o direito de acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Paludo, Conceiçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples