Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBraz, Eliana Peterpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.available2014-01-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.issued2013-10-18pt_BR
dc.identifier.citationBRAZ, Eliana Peter. Processos de subjetivação de um professor universitário interpelado pelas marcas identitárias de raça, classe e sexualidade. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1643
dc.description.abstractThis paper assumes the perspective of a cartographic genealogy, which combines procedures of the cartographic method of Deleuze and Guattari and the genealogic method of Foucault. It is a study in which data are simultaneously produced and analyzed, demonstrating the conditions for its emergence. The object of research - the constitution of subjectivity - is analyzed from situations experienced by a character created as a research subject from my interlocution with a group of friends, most teachers, who in many ways are affected by discrimination situations based on race, class and sexuality. In this paper some normative discourses, which challenge this character trying to put it on identities and to position it socially according to them, are presented. From the experience in some training areas - family, school and work - issues related to sexual and racial identities are discussed. The study used in these discussions is mostly situated in studies of Foucault, Butler, Deleuze and Certeau. The ways as the character resists the discourses are also presented, constituting subjectivity with and despite the identity marks assigned to it - black, poor, gay - and occupying different roles and social spaces of those who, somehow, are attributed to him by normative discourses. In this analysis it is emphasized the role of friendship and wittiness as forces of constitution of tactics of resistance to normative discourses, which enable the transformation of their existential territories and of itself.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectTáticapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAmizadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectProfessorseng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectTacticseng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectFriendshipeng
dc.titleProcessos de subjetivação de um professor universitário interpelado pelas marcas identitárias de raça, classe e sexualidadepor
dc.title.alternativeSubjective processes of a professor interpelated by the identity marks of race, class and sexualityeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6551675625681241por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.description.resumoEste trabalho assume a perspectiva de uma genealogia cartográfica, que alia procedimentos do método cartográfico de Deleuze e Guattari e do método genealógico de Foucault. Trata-se de um estudo em que os dados são produzidos e analisados simultaneamente, demonstrando as condições para sua emergência. O objeto de pesquisa a constituição da subjetividade é analisado a partir de situações vividas por um personagem criado como sujeito de pesquisa a partir de minha interlocução com um grupo de amigos, a maioria professores, os quais de várias formas são afetados por situações de discriminação em relação à raça, classe e sexualidade. Neste trabalho, são apresentados alguns discursos normativos que interpelam esse personagem tentando fixá-lo em identidades e posicioná-lo socialmente de acordo com elas. A partir de sua experiência em alguns espaços de formação família, escola, trabalho são discutidas questões referentes às identidades sexuais e raciais. O referencial teórico que fundamenta essas discussões está situado principalmente nos estudos de Foucault, Butler, Certeau e Deleuze. Também são apresentadas as formas como o personagem resiste a esses discursos, constituindo sua subjetividade com e apesar das marcas identitárias a ele atribuídas negro, pobre, gay e ocupando papéis e espaços sociais diferentes daqueles que, de certa forma, são atribuídos a ele pelos discursos normativos. Destaca-se nesta análise o papel da amizade e da astúcia como forças de constituição de táticas de resistência aos discursos normativos, as quais possibilitam a transformação de seus territórios existenciais e de si mesmo.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santospt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem