Show simple item record

dc.contributor.advisorArriada, Eduardopt_BR
dc.creatorZaneti, Patrícia Silveira
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.available2014-01-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.issued2012-11-12pt_BR
dc.identifier.citationZANETI, Patrícia Silveira. A escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970). 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1647
dc.description.abstractThe study has as focus the first group of the Normal Course of Canguçu, of the Franciscan School Ours Mrs. Aparecida tends as temporary cutting the period from 1965 to 1970, context in that happens the implantation of the course and graduation of the group. We started by a contextualization of the municipality of Canguçu presenting the educational reality in the period of analysis. Following by a retrospect of Franciscan institutions until the arrival of the order in the city, emphasizing the conditions in which the installation of the normal course. We who were the students, as well as the first professionals who took part in this training. We analyzed the role of the enrolment of students, the curriculum, the rules, practice intra and walls, passing by the probationary and reaching to the day of graduation. The class was a milestone in the education of the municipality and the region, since that was the first teacher-training school in the city, while maintaining its activities until today, following ideals Franciscans. For this work we use documentary research and oral history in an attempt to presentificar the past absent, trying to weave the nexus, crossing the wires of various sources, up the history of education that we have now. Therefore the research is an important milestone in the education of Canguçu, being that this first class vanishes the change in the professionalization of the professor, raising the quality of the work in schools.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola normalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInstituições franciscanaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNormal schooleng
dc.subjectFranciscan institutionseng
dc.titleA escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970)por
dc.title.alternativeThe normal school of Canguçu: itinerary of the first group of trainees (1965-1970)eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6218355957027563por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594por
dc.contributor.referees1Amaral, Giana Lange dopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.description.resumoO estudo tem como foco a primeira turma do Curso Normal de Canguçu, da Escola Franciscana Nossa Senhora Aparecida tendo como recorte temporal o período de 1965 a 1970, contexto em que ocorre a implantação do curso e formatura da turma. Começamos por uma contextualização do município de Canguçu apresentando a realidade educacional no período de análise. Seguindo por um retrospecto das instituições franciscanas até a chegada da ordem no município, enfatizando as condições em que se deu a instalação do curso normal. Apresentamos quem eram as alunas, bem como os primeiros profissionais que fizeram parte desta formação. Analisamos o papel das matrículas das alunas, o currículo, o regimento, práticas intra e extramuros, passando pelo estágio e chegando ao dia da formatura. A turma representou um marco na educação do município e região, visto que foi a primeira escola de formação de professores no município, mantendo suas atividades até os dias de hoje, seguindo os ideais franciscanos. Para a realização deste trabalho utilizamos pesquisa documental e história oral na tentativa de presentificar o passado ausente, buscando tecer os nexos, cruzando os fios de várias fontes, tramando a história da educação que ora apresentamos. Portanto a pesquisa constitui-se num importante marco na educação de Canguçu, sendo que esta primeira turma descortina a mudança na profissionalização do professor, elevando a qualidade do trabalho nas escolas.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record