Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Rogeria Novo dapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.available2014-01-07pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.issued2013-03-22pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rogeria Novo da. Quefazeres necessary for teaching: the mandatory continuing education. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1650
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research that sought to find the quefazeres necessitated the ongoing training process in order to promote a move Creation , by teachers in ways to teach scientifically organized knowledge and considering the cognitive reality of learners . The Freirian categories (1991 , 1996, 1997 , 2005, 2009 ) for ongoing formation , incompleteness quefazeres and supported the theoretical and methodological organization of this research . In the investigation we sought to examine the records of reflections nine teachers from a public school in Pelotas / RS and the training process produced between the years 2009-2012 records . It is worth noting that at first the data were thematized , pointing to a set of considered indicative bounds of teachers in their professional practice, for , in a second moment , be returned to the group for which broaden them. Finally , we performed a semi - structured interview in order to glimpse the possibility of advancing the limits indicated . The reflection data allowed the construction of a conceptual framework in order to support the work of engineers have aimed to consider the process of teacher learning . He excelled as needed quefazeres a) knowledge of the reality of the student, b ) knowledge of the object of knowledge itself , c) knowledge about the learning process ; d ) knowledge about the process of teaching and e ) knowledge of ways of coordinating the processes of teaching and learning in the classroom . From references Paulo Freire , the research allowed still point to ongoing formation as a possibility to consider the ontological vocation of the subjects to be more , and placed with their centrality condition incompleteness , thus advancing to obtaining the necessary autonomy to the professional practice of teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectQuefazerespor
dc.subjectInacabamentopor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectIncompletenesseng
dc.titleQuefazeres necessários à docência: imperativos à formação permanentepor
dc.title.alternativeQuefazeres necessary for teaching: the mandatory continuing educationeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124735687007821por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da pesquisa que buscou encontrar os quefazeres que se tornam necessários ao processo de formação permanente com vistas a promover um movimento de criação, por parte dos professores, de formas de ensinar os conhecimentos cientificamente organizados considerando a realidade cognitiva e concreta dos educandos. As categorias freirianas (1991, 1996, 1997, 2005, 2009) de formação permanente, inacabamento e quefazeres sustentaram a organização teórico-metodológica desta pesquisa. Na investigação buscou-se analisar os registros de reflexões de nove professoras de uma escola municipal de Pelotas/RS e dos registros do processo de formação produzidos entre os anos de 2009-2012. Cabe destacar, que em um primeiro momento os dados foram tematizados, apontando um conjunto de indicativos considerados como limites dos professores em sua atuação profissional, para, em um segundo momento, serem devolvidos ao grupo para que se ampliasse os mesmos. Por fim, realizou-se uma entrevista semi-estruturada a fim de vislumbrar possibilidade de avançar nos limites indicados. A reflexão realizada permitiu a construção de um quadro conceitual com vistas a subsidiar o trabalho de coordenadores que possuam como objetivo considerar o processo de aprendizagem do professor. Destacou-se como quefazeres necessários a) o conhecimento da realidade do aluno; b) o conhecimento do próprio objeto de conhecimento; c) o conhecimento sobre o processo de aprendizagem; d) o conhecimento sobre o processo de ensino; e e) o conhecimento das formas de coordenar os processos de ensino-aprendizagem na sala de aula. A partir de referenciais freirianos, a pesquisa permitiu ainda apontar a formação permanente como possibilidade de considerar a vocação ontológica dos sujeitos de ser mais, bem como colocou com centralidade sua condição de inacabamento, avançando assim à obtenção da autonomia necessária ao exercício profissional da docência.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem