Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNeves, Ângela Balzanopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.available2014-01-07pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.issued2012-05-14pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653
dc.description.abstractThis study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectJogo teatralpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectTheater gameeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectHistorical-cultural psychologyeng
dc.titleOficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolarespor
dc.title.alternativeWorkshops on theater games and its impact on schooleng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1351831131527351por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474por
dc.contributor.advisor-co1Frison, Lourdes Maria Bragagnolopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845por
dc.description.resumoEsta investigação teve como objetivo teorizar e analisar acerca de repercussões de um conjunto de Oficinas de Jogos Teatrais do qual participou um grupo de escolares de uma quarta série do ensino fundamental. Mais especificamente as repercussões foram avaliadas em termos do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e do desenvolvimento de habilidades sociais. Utilizou-se como referencial teórico a metodologia do ensino de Teatro Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 19 crianças de uma escola pública da cidade de Pelotas no ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professora da turma, de questionário respondido pelos pais, de portfólios elaborados pelos escolares e de observações e registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que os estudantes exercitaram e desenvolveram funções psicológicas superiores, como atenção, concentração, tomada de consciência, abstração, memória sensorial e consciência corporal, assim como habilidades sociais como o respeito ao outro, o trabalho conjunto, a desinibição frente aos colegas e adultos e a relação entre gêneros. O trabalho pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a importância do ensino de Jogos Teatrais na escola pública concernente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Damiani, Magda Florianapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem