dc.creator | Pinheiro, Cristiano Guedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:55Z | |
dc.date.available | 2014-01-07 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:55Z | |
dc.date.issued | 2013-03-27 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Cristiano Guedes. Narrativas de educação e resistência: a prática popular griô. 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1654 | |
dc.description.abstract | The dissertation Narratives of Education and Resistance: The Griot Popular Practice of Mrs Sirley, addresses the problem of a popular narrative as a process of education and resistance in our days. Based on the methodological assumptions of the case study, participant observation and narrative interview, the research deals with the following issue: can the practice of popular narratives, by means of a specific subject, be perceived as an educational and resistance process? In the context of this discussion, authors like Walter Benjamin, Homi Bhabha and Pedrinho Guareschi are used and read from the perspective of the Critical Pedagogy by Peter McLaren and Henry Giroux. At the end, the practice of storytelling griot is proposed as a process of education and resistance in the framework of a border pedagogy. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.subject | Narrativas populares | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Pedagogia da fronteira | por |
dc.subject | Griô | por |
dc.subject | Non-formal education | eng |
dc.subject | Popular narratives | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.subject | Border pedagogy | eng |
dc.subject | Griot. | eng |
dc.title | Narrativas de educação e resistência : a prática popular griô | por |
dc.title.alternative | Narratives of education and resistance: the griot popular practice | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3263052229085335 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Jarbas Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | por |
dc.contributor.referees1 | Gill, Lorena Almeida | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | | por |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6761690884628276 | por |
dc.contributor.referees2 | Klein, Madalena | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | | por |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | por |
dc.description.resumo | A dissertação Narrativas de Educação e Resistência: A Prática Popular Griô de Dona Sirley, problematiza uma prática narrativa popular enquanto processo educativo e de resistência na atualidade. Partindo dos pressupostos metodológicos do estudo de caso, da observação participante e da entrevista narrativa, a pesquisa trabalha com a seguinte questão: a prática das narrativas populares, através de um sujeito específico, pode ser apreendida como processo educativo e de resistência? No contexto dessa discussão são utilizados autores como Walter Benjamin, Homi Bhabha e Pedrinho Guareschi, aproximando-os da perspectiva da Pedagogia Crítica de Peter McLaren e de Henry Giroux. Por fim, propomos a prática da contação de histórias griô, como processo educativo e de resistência nos marcos de uma pedagogia da fronteira. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | pt_BR |