Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPinto, Thiago Medeiros Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:56Z
dc.date.available2014-01-07pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:56Z
dc.date.issued2012-12-21pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Thiago Medeiros Goncalves. Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1656
dc.description.abstractThe thematic of this dissertation is all about inclusion in Physical Education class. To develop from methodological pint of view regarding in principles of action-research are performed reflexions about pedagogic practice of initiate teacher. The empirical field is formed for the set of pedagogical practices in Physical Education that was developed a long of a school year in four class of final years grades of basic education of municipal system inland of Rio Grande do Sul. The practice registry was documented for written of a field diary, in their was describe elements of developed practice, especially those that was organize whit the intention of promote inclusive class in school. To situate the discussion of inclusion thematic in school context the positioning and conception of teachers are research with the application of two questionnaires. The reflexion about pedagogical practice was performed in a articulated form whit condition of being a initiated teacher grounded in studies about docent life cycle. The conceptual discussion of inclusion, insertion and integration sustain the analyzes process of school teachers conception and their developed practice. The research shows that the construction process of inclusive class in Physical Education demands the continues movement of reflexion and reorganization of practices and proposals activities, especially to guaranty a for all education. In this process, challenges, errors, rights and tries are aspects that characterize the docent action of initiated teachers to achieve inclusive class.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAulas inclusivaspor
dc.subjectProfessor iniciantepor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInclusive classeng
dc.subjectInitiated teachereng
dc.titleInclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante.por
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7960428776115995por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397por
dc.contributor.referees1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atribpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517por
dc.contributor.referees2Marques, Alexandre Carricondept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopor
dc.description.resumoA temática desta dissertação versa sobre a inclusão nas aulas de Educação Física. Para desenvolvê-la, do ponto de vista metodológico, amparado em princípios da pesquisa-ação, são realizadas reflexões sobre a prática pedagógica de um professor iniciante. O campo empírico é formado pelo conjunto de práticas pedagógicas na área da Educação Física que foram desenvolvidas ao longo de um período letivo em quatro turmas de séries finais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do interior do estado do Rio Grande do Sul. O registro das práticas desenvolvidas foi documentado por meio da escrita de um diário de campo. Nele são descritos elementos da prática desenvolvida, especialmente aqueles que foram organizados com a intenção de promover aulas inclusivas na escola. Para situar a discussão da temática inclusão no contexto da escola, o posicionamento e a concepção dos professores foram buscados mediante a aplicação de dois questionários. A reflexão sobre a prática pedagógica foi realizada de forma articulada à condição de ser professor iniciante, embasada nos estudos sobre ciclo de vida docente. A discussão conceitual sobre inclusão, inserção e integração sustenta o processo de análise das concepções dos professores da escola e a própria prática desenvolvida. A pesquisa mostra que o processo de construção de aulas inclusivas em Educação Física exige o movimento contínuo de reflexão e reorganização das práticas e atividades propostas, especialmente para garantir uma educação para todos. Nesse processo, desafios, erros, acertos e tentativas são aspectos que caracterizam a ação docente do professor iniciante para realizar aulas inclusivas.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Martapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem