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dc.contributor.advisorPorto, Tania Maria Esperonpt_BR
dc.creatorZamperetti, Maristani Polidori
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:57Z
dc.date.available2014-01-08pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:57Z
dc.date.issued2012-04-11pt_BR
dc.identifier.citationZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1659
dc.description.abstractContinuous and dynamic process, which lasts throughout life, teacher education highlights the legitimacy of professional knowledge produced by teachers and staff in their everyday work contexts. Concern about the subjectivity of the teacher and the circumstances involved in its formation as a subject are part of the motivation that led to this investigation. "Teacher Education and Self-reflection, self-pedagogic collective practices of the school" emerges from the processes experienced by the teacher-researcher who has investigated the possibility of the existence or construction of spaces reflexive in EMEF Almirante Raphael Brusque in Pelotas, RS. To do so, in search of theoretical Barbier (2007) and Larrosa (2000), subsidies that identify the action research conducted in the school as a self-pedagogic practice, with a focus on collaborative research and studies on teacher education, offered by Porto (2001, 2003) and Nóvoa (1997, 2009). This research were offered experiences with artistic practices in processes of teacher education, promoting oxygenation and the creation of spaces of experience, organization of collective work, reflection and self-education in school. Combined records in the field notebook, photographs, audio recordings, transcripts of meetings and written reports by teachers, artistic productions were gathered as evidence and research data. The research showed the possibility of creating spaces for themselves and experience the production of reflexive relations, which allow the redefinition of practice and teacher education within the school. I conclude from these findings that the relationship between knowledge of self and collective experiences allow teachers to reflect on the teaching status.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAutorreflexãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPrática pedagógica coletiva de sipor
dc.subjectArteng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSelf-reflectioneng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectSelf-pedagogic collective practiceeng
dc.titleFormação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escolapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038por
dc.contributor.referees1Sperotto, Rosária Ilgenfritzpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.description.resumoProcesso contínuo e dinâmico, que dura toda a vida, a formação docente coloca em evidência a legitimação do saber profissional e pessoal produzido pelos professores em seus contextos cotidianos de trabalho. A preocupação com a subjetividade do docente e as circunstâncias envolvidas na sua formação como sujeito fazem parte da motivação que deu origem à presente investigação. Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola emerge dos processos vivenciados pela professora-pesquisadora que investigou a possibilidade de existência ou construção de espaços reflexivos na EMEF Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Para tanto, busca nos referenciais teóricos de Barbier (2007) e Larrosa (2000), subsídios que identificam a pesquisa-ação realizada na escola como uma prática pedagógica de si, com enfoque na pesquisa colaborativa e nos estudos sobre a formação docente, propostos por Porto (2001, 2003) e Nóvoa (1997, 2009). Nesta pesquisa foram propiciadas experiências com práticas artísticas em processos de formação docente, promovendo a oxigenação e criação de espaços de experiência, de organização de trabalho coletivo, reflexão e autoformação na escola. Conjugadas a registros no caderno de campo, fotografias, gravações de áudio, transcrições dos encontros e relatos escritos pelos professores, as produções artísticas foram reunidas como elementos e dados de pesquisa. A pesquisa evidenciou a possibilidade da criação de espaços de experiência de si e produção de relações reflexivas, que propiciam a re-significação da prática e da formação docente dentro da escola. Concluo, a partir destas constatações, que as relações entre o saber de si e as vivências coletivas docentes possibilitam a reflexão sobre o ser docente.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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