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A educação das meninas em Pelotas: a cultura escolar produzida no Internato Confessional Católico do Colégio São José

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Ver/
Rita de Cassia Grecco dos Santos_Tese.pdf (9.050Mb)
Fecha
2012-12-14
Autor
Santos, Rita de Cássia Grecco dos
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Resumen
A presente tese propõe caracterizar a cultura escolar produzida no internato confessional feminino do Colégio São José, na cidade de Pelotas, RS, analisando a sua fundação e as repercussões do projeto educativo desenvolvido naquele contexto. Promovendo a formação de meninas dóceis, cultas e cristãs , em consonância com o modelo familiar, católico e higienista, próprio das primeiras décadas do século XX, a cultura que ao mesmo tempo reproduziu as relações sociais vigentes, também proporcionou brechas à construção de um comportamento de resistência. A partir do entendimento das relações estabelecidas entre Estado, Igreja e Educação, assumo a Historiografia como perspectiva teórico-metodológica para a implementação desta pesquisa. Através da utilização e triangulação de fontes plurais a arquitetura do internato e seu mobiliário, o uniforme, os Livros de Matrícula do Externato e do Internato, o Regimento, as atas das Associações vinculadas à instituição, anúncios em alguns periódicos locais, documentos particulares da Congregação Religiosa, fotografias e das narrativas de ex-alunas internas e religiosas que trabalharam no internato busco entender de que forma esta cultura escolar foi incorporada pelas internas. As bases teóricas fundamentamse em Certeau (2007), Goffman (1973; 1999), Julia (2001) e Magalhães (1998), objetivando realizar um trabalho de desvelamento e compreensão do passado. A pesquisa evidenciou que o projeto educativo engendrado pelas Irmãs do Colégio São José teve uma ressonância na comunidade local, pois além do conteúdo formativo obrigatório, esta educação proporcionou uma formação sociopolítica articulada nas interações advindas dos trabalhos assistenciais. Concluo, a partir destes achados que, para além da formação humana e cristã própria das instituições confessionais, a cultura escolar do Internato Confessional Católico do Colégio São José permitiu a constituição de uma educação feminina afinada com as transformações socioculturais brasileiras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1665
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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