• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freiriano

Thumbnail
View/Open
Maria Antonieta DallIgna_Tese.pdf (10.88Mb)
Date
2012-04-17
Author
Dall'lgna, Maria Antonieta
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho trata da formação docente que decorre da participação nos Encontros sobre o Poder Escolar. Os Encontros sobre o Poder Escolar, um evento que se realiza regularmente em Pelotas, Rio Grande do Sul, desde 2001 são promovidos e organizados coletivamente por diferentes instituições e têm por objetivo a formação e a valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo na formação de professores e a ação reflexiva sobre a prática são os pressupostos que fundamentam o planejamento dos Encontros. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, painéis e atividades culturais, as Mesas de Apresentação de Experiências fazem dos professores protagonistas do encontro e da formação. A proposta do Encontro é aberta, reconstroi-se a cada ano com a introdução de novas atividades e o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais. Refletir criticamente sobre um projeto que se realiza há tanto tempo e envolve um grande número de pessoas resultou de uma pergunta inicial: como os Encontros sobre o Poder Escolar repercutem na formação daqueles que participam desses eventos e apresentam suas experiências? A necessidade de estabelecer limites no processo investigativo levou-me a centrar a coleta de dados nas manifestações dos Apresentadores de experiências. Os dados foram coletados em documentos e consolidados em reuniões de grupos focais. A investigação apresenta características do estudo de caso e a interpretação dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. Do diálogo estabelecido com o pensamento freiriano, foi possível encontrar no Encontro sobre o Poder Escolar dimensões do conceito de formação permanente, tais como: reflexão crítica sobre a prática e diálogo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1681
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV