Show simple item record

dc.contributor.advisorGhiggi, Gomercindopt_BR
dc.creatorDall'lgna, Maria Antonieta
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:06Z
dc.date.available2014-01-16pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:06Z
dc.date.issued2012-04-17pt_BR
dc.identifier.citationDALL'IGNA, Maria Antonieta. Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freiriano. 2012. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1681
dc.description.abstractThis study deals with teacher education which results from the participation in the Encontro sobre o Poder Escolar, a periodical event that has been held in Pelotas, RS, Brazil, since 2001. This meeting, which aims at developing and valuing professionals in Education, has been collectively sponsored and organized by different institutions. The presuppositions that have supported its planning are the recognition of teachers knowledge, the importance of dialogue and collective work in teacher education and the reflective action in teachers practices. The meeting, which has had a diverse program with conferences, panels, cultural activities, has also comprised Round Tables to Share Experiences, which have made teachers play the main roles in their development. Proposals have been open-ended so that the meeting can be re-constructed every year by introducing new activities and other actors, such as students and parents. The critical reflection upon a project that has been held for so long and has involved a large number of people resulted from an initial question: how do the Encontros sobre o Poder Escolar affect the school practices of the teachers who take part and present their experiences in these meetings? The need to set limits in th investigation led me to focus data collection on the reports of teachers who had presented their experiences. Data were collected by documents and consolidated by meetings with focal groups. The investigation had the characteristics of a case study whereas data interpretation respected the principles of content analysis. The dialogue with Freire s thoughts enabled me to find the dimensions of the concept of permanent education, such as development as a change, critical reflection upon practice and dialogue, in the Encontro sobre o Poder Escolar.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEncontropor
dc.subjectPoder Escolarpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectMeetingseng
dc.subjectPoder Escolareng
dc.subjectTeachers educationeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectTeachers knowledgeeng
dc.titlePor entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freirianopor
dc.title.alternativeAmong meetings and knowledge: teacher education develops a dialogue with the "Poder Escolar" and Freirean thoughtseng
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3032757366464921por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.contributor.referees1Oliveira, Avelino da Rosapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.contributor.referees2Damiani, Magda Florianapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474por
dc.contributor.referees3Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoEste trabalho trata da formação docente que decorre da participação nos Encontros sobre o Poder Escolar. Os Encontros sobre o Poder Escolar, um evento que se realiza regularmente em Pelotas, Rio Grande do Sul, desde 2001 são promovidos e organizados coletivamente por diferentes instituições e têm por objetivo a formação e a valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo na formação de professores e a ação reflexiva sobre a prática são os pressupostos que fundamentam o planejamento dos Encontros. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, painéis e atividades culturais, as Mesas de Apresentação de Experiências fazem dos professores protagonistas do encontro e da formação. A proposta do Encontro é aberta, reconstroi-se a cada ano com a introdução de novas atividades e o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais. Refletir criticamente sobre um projeto que se realiza há tanto tempo e envolve um grande número de pessoas resultou de uma pergunta inicial: como os Encontros sobre o Poder Escolar repercutem na formação daqueles que participam desses eventos e apresentam suas experiências? A necessidade de estabelecer limites no processo investigativo levou-me a centrar a coleta de dados nas manifestações dos Apresentadores de experiências. Os dados foram coletados em documentos e consolidados em reuniões de grupos focais. A investigação apresenta características do estudo de caso e a interpretação dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. Do diálogo estabelecido com o pensamento freiriano, foi possível encontrar no Encontro sobre o Poder Escolar dimensões do conceito de formação permanente, tais como: reflexão crítica sobre a prática e diálogo.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record