• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel

Thumbnail
View/Open
Favia Garcia Guidotti_Tese.pdf (19.91Mb)
Date
2013-04-12
Author
Guidotti, Flávia Garcia
Metadata
Show full item record
Abstract
Nesta tese proponho uma problematização a respeito da interface entre cinema e educação. Diferente dos discursos e das propostas que centralizam o vínculo entre cinema e educação a partir da incorporação de filmes como recurso didático ou como um meio capaz de representar situações educativas, durante esta pesquisa trabalhei determinados conceitos teóricos com o objetivo de sustentar a ideia de que o cinema é um dispositivo que produz efeitos de educabilidade a partir da afecção com a imagem em fluxo. Nessa perspectiva, refiro-me a uma forma de educação de si que ocorre através da experiência vivida em contato com os filmes. Sustento minha argumentação na teoria do cinema desenvolvida por Gilles Deleuze, principalmente suas ideias sobre a imagem-tempo. Deleuze desenvolve a ideia de que o cinema é um acontecimento capaz de fazer pensar, de gerar o impensável no pensamento, de suscitar a criação de conceitos e a constituição de problemas que seriam responsáveis por uma nova imagem do pensamento, ou do pensamento sem imagens, que comece pela diferença. Defendo que o potencial educativo do cinema é da ordem da expressão filosófica, de uma filosofia da diferença, e encontra-se na sua capacidade de produzir pensamentos. Para tanto o conceito de "crueldade" é uma forma de expressão que vai além da representação, e está presente na superfície do filme; essas imagens nos afectam, fazendo aflorar pensamentos novos, sem representação, pensamentos sem imagens. A tese foi realizada através do método cartográfico, assim, o mapa foi constituído tendo como referência empírica seis filmes contemporâneos para, a partir das contribuições de alguns autores, como Gilles Deleuze, Antonin Artaud, Friederich Nietzsche, entre outros, identificar imagens cruéis capazes de gerar o impensável no pensamento.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1685
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV