O ensino privado em Pelotas na propaganda impressa: séculos XIX, XX, XXI
Resumen
Esta tese situa-se no âmbito da História da Educação, vinculada à linha de Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Pelotas. Seu objetivo foi pesquisar a trajetória do ensino privado em Pelotas, município localizado ao sul do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre o final do século XIX e o principio do século XXI. Para isso, utilizou como principal fonte documental propagandas impressas das escolas privadas de ensino primário e secundário, fundamental e médio, divulgadas na imprensa. O intuito desta tese é o de comprovar que o ensino privado de Pelotas foi até então, constituído por três ciclos. O primeiro iniciou na segunda metade do século XIX, caracterizando-se pela educação ofertada por um proprietário ou por um grupo de docentes que organizaram a educação em um processo mais sofisticado do que as aulas avulsas existentes na cidade. Foi uma fase eminentemente privada, caracterizada por um sistema claramente capitalista mercantil. Já o segundo ciclo, destacou-se pela hegemonia do ensino confessional que extinguiu o processo anterior. Nessa fase, existiu uma organização mais efetiva, com quadros dispostos e treinados para atuar no magistério como vocação. Além disso, foram criadas instituições com uma estrutura solida de gestão, especificidade que os empresários do primeiro ciclo não tiveram. No terceiro ciclo, por sua vez, verificou-se a volta dos empresários da educação, agora baseados em um capitalismo empresarial, que colocou à prova a proposta de uma educação nos moldes ofertados pela confessionalidade o que exigiu desta uma postura capitalista. Verificou-se, então que algumas organizações religiosas não tiveram condições de acompanhar essa concorrência de mercado, resultando no fechamento de uma importante escola confessional de Pelotas e na venda de outra para empresários da educação. Com base no exposto, verificou-se, ainda, que as instituições confessionais instauram-se em Pelotas tendo no ensino secundário o diferencial que corroborou com a sua hegemonia durante quase todo o século XX. Passados cem anos, o ensino médio também foi o foco preponderante das ações das escolas geridas pelos empresários da educação. Esse nível de ensino, que prepara o aluno para o acesso ao ensino superior, fez portanto, com que as escolas geridas pelos empresários do ensino consolidassem a sua participação no cenário educacional identificado no terceiro ciclo. Já com relação a atuação das instituições, constatou-se que, enquanto as escolas administradas pelos empresários da educação oferecem modernidade e preocupação constante com os resultados de seus alunos, a gestão confessional ofertou tradição. Identificou-se, ainda que as instituições privadas encontradas ao longo de toda a periodização se auto-regulavam por meio do uso das propagandas ditando e constituindo, assim, o padrão de qualidade do ensino privado local. Dessa forma, percebeu-se que a propaganda impressa escolar privada se impôs como uma pratica cultural do século XIX tornando-se parte das estratégias de marketing educacional dos séculos XX e XXI. Essa foi, portanto, uma fonte potencial para se obter dados sobre a trajetória do ensino privado em pelotas sendo, assim, testemunha da constituição e da legalidade dessa esfera de ensino na cidade.