As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível

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Data
2011-04-07Autor
Oliveira, Adriano Moraes de
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A presente tese descreve como as intimações do imaginário agiram na forma-ação de atoresprofessores como estruturas estruturadas e estruturantes: estudantes de teatro, num âmbito extracurricular, estiveram imersos em dez experimentos poéticos durante quase três anos com o intuito de ampliarem suas percepções das diversas intimações do imaginário (conjuntos simbólicos de imagens) que agem em todos os momentos de suas e de nossas vidas. É essa ampliação da percepção dos constantes deslocamentos que todos fazem no presente (eterna duração bersoniana) que se configura em um processo de reeducação do sensível? A resposta a essa questão, decorrência de minha pesquisa, é composta por uma série de cartas que visam a aproximar o leitor do próprio trajeto de pesquisa. As ―cartas sobre a reeducação do sensível‖ apontam para inúmeros movimentos, entretanto, revela que o sensível é uma dimensão impossível de medir: pode-se tentar uma medição, mas aí se está potencializando o inteligível. Por isso, no relato da tese há a opção pela descrição e pela fala direta como uma espécie de análise de dados. As referências principais e que amparam o constructo teórico são: estudos do imaginário (Gilbert Durand e Michel Maffesoli) e formação do ator (Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski). Com esses referenciais foi possível perceber a interação entre a forma (estrutura estruturada) e a ação (estrutura estruturante), estes interpelados e conformados por uma complexa teia de intimações do imaginário. Essa interação, porque movente, permitiu também a justaposição de dois actantes distintos: o ator e o professor, resultando no atorprofessor. Ao constante movimento dos alunos-pesquisadores denomino reeducação do sensível, isto é, a percepção da partilha que os envolve com todas as partes da vida, inclusive as subterrâneas.