Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria

Visualizar/ Abrir
Data
2007-10-20Autor
Martins, Claudete da Silva Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A
preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades dialógicas de cursos de formação docente, desenvolvidos por meio da educação a distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas dialógicas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o diálogo é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que o diálogo, na perspectiva de colocar em interação práticas históricas de pessoas diferentes no processo pedagógico [concepção freireana], é potencializado pela mediação das ferramentas de educação a distância. Além disso, o diálogo, na perspectiva de interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos
da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos.
Xavier, Ana Maria Feijó Bório (2006-03-15)A dissertação expõe e discute teoricamente uma experiência de alfabetização com jovens e adultos, realizada na Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro COHAB Fragata, Pelotas, RS. Recupera também a trajetória da autora ... -
A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação
Brum, Mara Lucia Teixeira (2022-03-16)A pesquisa apresenta as possíveis evidências entre a Educação Social Pestalozziana e Programa Mais Educação, principalmente quanto à proposta de Educação Integral que vem, ao longo dos séculos, tentando se firmar no seio ... -
Educação: fundamentos
Valeirão, Kelin (2014)