• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Claudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf (755.4Kb)
Data
2007-10-20
Autor
Martins, Claudete da Silva Lima
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades dialógicas de cursos de formação docente, desenvolvidos por meio da educação a distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas dialógicas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o diálogo é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que o diálogo, na perspectiva de colocar em interação práticas históricas de pessoas diferentes no processo pedagógico [concepção freireana], é potencializado pela mediação das ferramentas de educação a distância. Além disso, o diálogo, na perspectiva de interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos. 

    Xavier, Ana Maria Feijó Bório (2006-03-15)
    A dissertação expõe e discute teoricamente uma experiência de alfabetização com jovens e adultos, realizada na Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro COHAB Fragata, Pelotas, RS. Recupera também a trajetória da autora ...
  • A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação 

    Brum, Mara Lucia Teixeira (2022-03-16)
    A pesquisa apresenta as possíveis evidências entre a Educação Social Pestalozziana e Programa Mais Educação, principalmente quanto à proposta de Educação Integral que vem, ao longo dos séculos, tentando se firmar no seio ...
  • Educação: fundamentos 

    Valeirão, Kelin (2014)

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV