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dc.contributor.advisorKieling, José Fernandopt_BR
dc.creatorMartins, Claudete da Silva Lima
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:09Z
dc.date.available2014-04-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:09Z
dc.date.issued2007-10-20pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689
dc.description.abstractThis thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEducaçãoeng
dc.titleNavegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeSurfing on the distance education and dialogic network universe: by the characters from Federal University of Santa Maria special education teacher development courseeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6268846689825329por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades dialógicas de cursos de formação docente, desenvolvidos por meio da educação a distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas dialógicas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o diálogo é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que o diálogo, na perspectiva de colocar em interação práticas históricas de pessoas diferentes no processo pedagógico [concepção freireana], é potencializado pela mediação das ferramentas de educação a distância. Além disso, o diálogo, na perspectiva de interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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