Mostrar registro simples

dc.creatorThies, Vania Grimpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:10Z
dc.date.available2014-04-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:10Z
dc.date.issued2008-08-10pt_BR
dc.identifier.citationTHIES, Vania Grim. Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1693
dc.description.abstractThis work has as objective to analyze the directions of the culture written in the daily life of two farmers with little schooling, inhabitants of the agricultural zone of the cities of Pelotas and Morro Redondo (Rio Grande do Sul, BR). It is about to understand and to analyze the usual writing of dailies of two brothers: Aldo Schmidt (60 years) and Clemer Schmidt (56 years). Aldo used to write while still living in the paternal house, from 1972 to 1974, in his period of bachelor. In 1976, Aldo was married, constituted his family and continued writing dailies with the "new" family, as still makes currently. On the other hand, his brother Clemer started to write dailies in 1975, while single one, in the father s house, up to 1979, when he married and stopped to write. The methodology used is the analysis of the notebooks of dailies registers, together with oral history from half-structuralized interviews. The registers in the dailies are related to the organization of the work in the daily of the rural zone, as well as other aspects related to the climate, leisure and other social events of the farmer s life. The research shows that the motivation for the writings is the work in the farming, although the content of the notebooks tells about the private and also public life of the family, demonstrating that the registers exceed the sphere of the work and reach other directions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectCultura escritapor
dc.subjectDiáriospor
dc.subjectAgricultorespor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectWritten cultureeng
dc.subjectDailieseng
dc.subjectFarmerseng
dc.titleArando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultorespor
dc.title.alternativeArando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultoreseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2559006899606199por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os sentidos da cultura escrita no cotidiano de dois agricultores com pouca escolaridade, moradores da zona rural dos municípios de Pelotas e Morro Redondo (Rio Grande do Sul, BR). A pesquisa consiste em compreender e analisar a escrita ordinária de diários dos irmãos Aldo Schmidt, 60, e Clemer Schmidt, 56. Aldo iniciou suas escritas em 1972, enquanto era solteiro e morava na casa paterna. Em 1976, casou-se, constituiu família e continuou escrevendo diários com a nova família, prática que exerce até os dias atuais. Já o irmão Clemer escreveu diários de 1975, enquanto solteiro, na casa do pai, até 1979, quando se casou e parou de escrever. A metodologia utilizada nessa pesquisa é a análise conjunta dos cadernos de registros diários e da história oral, obtida através de entrevistas semi-estruturadas. Os registros nos diários se referem à organização do trabalho no cotidiano rural, bem como a aspectos referentes ao clima, ao lazer e a acontecimentos sociais da vida dos agricultores. A pesquisa mostra que a motivação para as escritas era o trabalho na lavoura, embora o conteúdo dos cadernos diga respeito à vida privada e pública da família, demonstrando que os registros ultrapassam a esfera do trabalho e atingem outros sentidos: uma forma de existir no cotidiano, deixar as marcas do passado para trazê-lo no presente. O trabalho procura trazer contribuições à História da Educação, especialmente à História da Cultura Escrita, tratando as escritas como uma prática cultural fruto da organização de uma sociedade.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinhapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples