Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Avelino da Rosapt_BR
dc.creatorDuarte, Zuleyka da Silva
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:17Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:17Z
dc.date.issued2007-07-11pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Zuleyka da Silva. Práticas emancipatórias na escola pública. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1701
dc.description.abstractThe accomplishment of this research had as a purpose to investigate how emancipatory practices exist and remain in the public school, considering that the public politics which were adopted for education today make it easy for the pedagogical work to grow tradicional education theories, acriticals and which transmite the ideology put in the effective political system. But the conviction that in an environment where there is a permanent socialization would be a space of resistance to the tradicional models justifies the importance of the accomplishment and importance of this paper.The methodology used suggests a qualitative ethnographic research, considering that it was made starting by observations, interviews and documental analysis, to get the most facts and information. which can contribute to the analysis and interpretation of the results. The theory was embased on two important pillars: the critical education theory represented mainly by the frankfurtian Theodor Adorno, Max Horkheimer and their followers whose theories embased on the construction of the concept of emancipation and for a reflection about the education as a social practice. On a second moment, the critical pedagogy, represented mainly by Paulo Freire who gives support for a reflection centered on school,on public politics and on teaching practice.. The analysis of the facts shows the importance of colletivity, of critical reflection and of resistance as a basis for the emancipatory process, which became evident at the school of the research.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectCritical theoryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.titlePráticas emancipatórias na escola públicapor
dc.title.alternativeEmancipatory practices on the public Schooleng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1978950768086428por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.description.resumoA realização desta pesquisa objetivou investigar como se constituem e permanecem práticas emancipatórias na escola pública, considerando que as políticas públicas adotadas para a educação hoje, facilitam que no trabalho pedagógico, desenvolvam-se teorias educacionais tradicionais, acríticas e que transmitem a ideologia posta no sistema político vigente. Porém, a certeza de que em um ambiente onde existe uma permanente socialização, pode ser também um espaço de resistência aos modelos tradicionais, justifica a relevância na realização e importância deste trabalho. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, considerando que foi feita a partir de observações, entrevistas e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. O marco teórico baseou-se em dois importantes pilares: a Teoria Crítica, representada, principalmente, pelos frankfurtianos Theodor Adorno, Max Horkheimer e seus estudiosos, cujas teorias serviram de base para a construção do conceito de emancipação e para uma reflexão em torno da educação enquanto uma prática social. Em um segundo momento, a pedagogia crítica, representada principalmente por Paulo Freire, que deu suporte à reflexão centrada na escola, nas políticas públicas e na prática docente. A análise dos dados demonstra a importância da coletividade, da reflexão crítica e da resistência como base para o processo de emancipação, evidenciado na escola pesquisada.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem