Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Resumo
Esta Dissertação busca, amparada em categorias do pensamento de Michel Foucault, pensar como a articulação entre poder e governamentalidade contribui para pensar a práxis educacional hoje. A partir do entendimento de que a pergunta Was ist Aufklärung? é a problematização que orienta o diagnóstico da filosofia de Foucault numa ontologia do
presente, retrocedo na história da filosofia e proponho pensar que enquanto Kant pensa o seu presente a partir do conceito de Aufklärung, Foucault alicerça sua genealogia crítica no
neologismo governamentalidade . Este último é uma tecnologia de poder em pleno funcionamento, uma ferramenta de pesquisa, uma lente que permite enxergar como operam os
dispositivos de seguridade. Levando esta discussão para a Educação, percebo que a práxis educacional hoje constitui-se numa nova maneira de conduzir a conduta das crianças. Não se trata, entretanto, de algo absolutamente apartado da práxis educacional que vigorava até então, tipicamente na sociedade disciplinar. Não devemos compreender tais passagens como substituições compartimentalizadas de uma sociedade a outra, uma vez que perceber com maior nitidez o presente em que vivemos exige a percepção do deslocamento da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, assim como o estudo da forma como este movimento está vinculado não somente a uma maneira específica de conduzir a conduta das pessoas, mas também ligado à chamada crise da educação . Ao que parece, a práxis educacional hoje atua
como um dispositivo que funciona em plena sintonia com uma determinada forma de governamentalidade. Assim, ao pensar na articulação entre governamentalidade e práxis
educacional hoje, percebo que esta última se coloca dentro de uma ordem discursiva que dá sustentação à governamentalidade da sociedade de controle, assim como é por ela sustentada.