• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje

Thumbnail
View/Open
Kelin_Valeirao.pdf (636.8Kb)
Date
2009-03-27
Author
Valeirão, Kelin
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta Dissertação busca, amparada em categorias do pensamento de Michel Foucault, pensar como a articulação entre poder e governamentalidade contribui para pensar a práxis educacional hoje. A partir do entendimento de que a pergunta Was ist Aufklärung? é a problematização que orienta o diagnóstico da filosofia de Foucault numa ontologia do presente, retrocedo na história da filosofia e proponho pensar que enquanto Kant pensa o seu presente a partir do conceito de Aufklärung, Foucault alicerça sua genealogia crítica no neologismo governamentalidade . Este último é uma tecnologia de poder em pleno funcionamento, uma ferramenta de pesquisa, uma lente que permite enxergar como operam os dispositivos de seguridade. Levando esta discussão para a Educação, percebo que a práxis educacional hoje constitui-se numa nova maneira de conduzir a conduta das crianças. Não se trata, entretanto, de algo absolutamente apartado da práxis educacional que vigorava até então, tipicamente na sociedade disciplinar. Não devemos compreender tais passagens como substituições compartimentalizadas de uma sociedade a outra, uma vez que perceber com maior nitidez o presente em que vivemos exige a percepção do deslocamento da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, assim como o estudo da forma como este movimento está vinculado não somente a uma maneira específica de conduzir a conduta das pessoas, mas também ligado à chamada crise da educação . Ao que parece, a práxis educacional hoje atua como um dispositivo que funciona em plena sintonia com uma determinada forma de governamentalidade. Assim, ao pensar na articulação entre governamentalidade e práxis educacional hoje, percebo que esta última se coloca dentro de uma ordem discursiva que dá sustentação à governamentalidade da sociedade de controle, assim como é por ela sustentada.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1703
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV