• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética

Thumbnail
Ver/
Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf (1.468Mb)
Fecha
2009-09-24
Autor
Silva, Ursula Rosa da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo apresenta o tema do ensino de filosofia com crianças, tendo como base a proposta filosófica de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), fenomenólogo e crítico da filosofia humanista clássica. Assim, trazemos a categoria de racionalidade estética, nascente dessa fenomenologia, para enfocar a filosofia como atitude filosofante, como percepção originária e possibilitadora do momento instaurador de significados sobre o mundo. Além disso, entendemos esse ensino como uma leitura do mundo, para além dos significados instituídos, culturalizados, e como uma expressão do mesmo, vivenciado pelo sujeito no processo de aquisição do conhecimento, e, consequentemente, na relação de ensino aprendizagem. A tese deste trabalho é a de que a racionalidade estética é um modo de perceber o mundo que já se constitui como conhecimento, ela possibilita uma vivência que antecede qualquer tematização objetiva sobre o mundo e está na origem do processo de compreensão e conhecimento deste sujeito. Na tentativa de fazer dialogar essencialmente a filosofia com a pedagogia, neste trabalho faz-se menção a autores vinculados a estas áreas do saber (Rousseau, Comênio, Lipman, Dewey), escavando, entre o já pensado e o pensar criador, as lacunas pulsantes que pedem preenchimentos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV